“Sem empresários não há turismo” (vídeo)
“Sem empresários não há turismo”
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) teve em 2015 o ano com mais proveitos, tendo alcançado cerca de um milhão e 600 mil dormidas no Alentejo e Ribatejo. “Tivemos um crescimento brutal do sector do Turismo por parte da procura. Existe hoje um aumento da procura que tem sido superior à oferta, isto porque estamos a captar cada vez mais turistas para a nossa região”, disse o presidente da ERTAR, António Ceia da Silva durante a entrega da 6ª edição dos “Prémios Turismo do Alentejo 2015” e da 2ª edição dos “Prémios Turismo do Ribatejo 2015”, que decorreu na tarde de domingo, 13 de Março, no auditório Centro de Artes, em Sines.
Para Ceia da Silva estes prémios simbolizam a forma da ERTAR estar no território e é uma forma de motivar, elogiar e agradecer. “O primeiro promotor de uma região é quem lá vive e também as pessoas devem promover a sua terra. Todos somos importantes para construirmos um destino turístico. Se não houver simpatia e boa recepção os turistas vão para outro local porque o que não faltam são pontos turísticos”, afirmou. O presidente da ERTAR informou que nos últimos cinco anos, no sector do Turismo, na região do Alentejo, houve um investimento de 394 milhões euros e foram criada 99 unidades de alojamento.
Nos Prémios “Turismo do Ribatejo” o Festival Nacional de Gastronomia de Santarém venceu na categoria “Melhor Gastronomia”.
Em representação do município, o vereador Luís Farinha destacou o facto do certame se ter tornado, ao longo dos 36 anos de existência, num dos principais festivais de gastronomia do país.
A Câmara de Santarém também venceu na categoria “Melhor Evento” com o projecto “In.Str/Iniciativa Verão In Str…é um espanto!”.
A vereadora Susana Pita Soares, que subiu ao palco para receber a distinção, confessou estar feliz e satisfeita por ter o prémio na mão porque é de dezenas de funcionários do município e “são gentes de Santarém”, destacou.
A Casa-Museu dos Patudos, em Alpiarça, ganhou na categoria “Melhor Projecto Público”.
O presidente do município, Mário Pereira, disse ser orgulho ver a Casa-Museu dos Patudos vencer este prémio pelo património único e de um edifício que pertenceu a José Relvas, uma figura muito importante da República Portuguesa. Mário Pereira elogio Ceia da Silva pelo trabalho desenvolvido pelo presidente da ERTAR sublinhando que trouxe uma nova dinâmica ao Ribatejo.
Na categoria “Melhor Animação Turística” venceu o projecto “Santarém ao Luar – Mitos e Lendas”, da empresa Tejus – Eventos e Turismo, da Golegã.
A Sociedade Agrícola da Quinta da Lagoalva venceu na categoria “Melhor Enoturismo”.
O “Mês da Enguia”, de Salvaterra de Magos, venceu uma Menção Honrosa na categoria “Melhor Evento”.
O prémio de Melhor Turismo Rural” foi atribuído à empresa Moinho.com.
* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.
Ver Video em
em O Mirante TV