“Seremos um dos maiores operadores de turismo do mundo”, afirma CEO da MSC

Gianni Onorato, CEO da MSC Cruzeiros: Ns seremos um dos maiores operadores de turismo do mundo

Gianni Onorato, CEO da MSC Cruzeiros: “Nós seremos um dos maiores operadores de turismo do mundo”

No fim do século 15, o italiano Cristovão Colombo atravessou o oceano atlântico para descobrir a América, fazendo algo sem precedentes e iniciando o auge do período das grandes navegações. Mais de 500 anos depois, outro italiano vem à América, não para descobri-la, mas para tentar conquistá-la, trazendo consigo o que há de mais moderno em termos de transatlântico.

Estamos falando de Gianni Onorato, que desde 2013 ocupa o cargo de CEO da MSC Cruzeiros. Ele, juntamente com o presidente executivo da armadora, Pierfrancesco Vago, lidera o maior plano de expansão da história da indústria de cruzeiros, totalizando um investimento de 10,5 bilhões de euros. O montante prevê a inauguração de 12 novos navios até 2026, sendo dois deles já em operação, o Meraviglia e o Seaside.

Esta segunda fase de expansão da companhia tem como objetivo consolidar ainda mais sua liderança nos mercados europeu e sul-americano, mas, sobretudo, reposicioná-la como uma das principais empresas de cruzeiros no Caribe e na América do Norte.

CEO da Fincantieri, Giuseppe Bono entre o CEO da MSC Cruzeiros, Gianni Onorato e Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, na cerimnia de primeiro corte do ao do MSC Seaside.

CEO da Fincantieri, Giuseppe Bono entre o CEO da MSC Cruzeiros, Gianni Onorato e Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruzeiros, na cerimônia de primeiro corte do aço do MSC Seaside.

Durante a inauguração do MSC Seaside, realizada em Miami, no último dia 21, esta meta foi evidenciada pelo próprio Onorato. “Somos uma companhia global, mas queremos fazer de Miami nossa casa”, disse em seu discurso.

As palavras ganharam o coro do presidente da MSC Cruzeiros nos Estados Unidos, Roberto Fusaro, que apontou como objetivo preencher 80% dos navios com cruzeiristas dos Estados Unidos.  Em entrevista a jornalistas brasileiros, o CEO da MSC cruzeiros destacou que alcançar esta meta seria fundamental para o crescimento da companhia nos EUA.

“Obviamente, Roberto estava se referindo somente aos navios baseados em Miami. Este é um alvo e levará um tempo para chegarmos lá. Para este navio esperávamos mais americanos na temporada , mas o que vimos foi que o percentual de não americanos, vindos da América do Sul e Europa, foi muito maior do que estávamos esperando. Mas esta meta é importante para o desenvolvimento do mercado norte-americano”, destaca o CEO .

Apesar de um grande potencial de crescimento, o executivo pondera sobre a atuação da companhia na região, destacando uma estratégia focada na costa leste. “Nós vamos crescer aqui. Não seremos grandes como as companhias norte-americanas, então eu penso que precisamos focar na costa leste e na Flórida, com navios baseados em Nova York e Miami”, completa.

FUTURO
Com planejamento definido para os próximos nove anos, o executivo vislumbra uma posição significativa da MSC no mercado não só de cruzeiros, mas de Turismo no geral. “Eu acho que significa muito ter um plano de longo prazo. Nós seremos um dos maiores operadores de turismo do mundo, com cinco milhões de passageiros por ano”, aponta.

Quando a liderança, ele mantém o discurso conservador, mas garante a soberania nos mercados já conquistados. “Nós não seremos os líderes do mercado, mas temos uma grande expectativa de melhorar nossa posição na América do Norte e na China. Certamente continuaremos liderando na Europa e América do Sul”, acrescenta.

CONSOLIDAR MERCADOS
A penetração no mercado norte-americano e expansão do asiático são consideradas vitais para a MSC ao longo dos próximos anos, mas para Onorato estes planos caminham simultaneamente com a expansão em mercados em que a armadora já lidera.

“Ásia e o mercado norte-americano são novos mercados para a MSC, porque nós nunca investimos nestes mercados como estamos fazendo agora.  Mas com os novos navios que virão nos próximos anos nós também queremos consolidar nossa liderança e crescer nos nossos mercados, como Europa e América do Sul”, completa.

Este olhar para os mercados reflete não só uma preocupação em manter a liderança, mas uma resposta às demandas existentes, como aponta o CEO.  “Nós estamos olhando para o que temos e sabemos que precisamos de mais capacidade. Se consideramos Europa, temos metade do Mediterrâneo fechado, mas ainda assim este é um produto em crescimento continuo. Você pode imaginar como será se as outras partes forem reabertas”, salienta Onorato.

BRASIL
O aumento de oferta da MSC, previsto para a temporada brasileira de 2018/2019, será impulsionado principalmente pela vinda do MSC Seaview, irmão gêmeo do Seaside. A chegada do transatlântico visa não só o aumento do interesse do público local, mas um incremento no número de estrangeiros.

“A expectativa para o Seaview no Brasil são muito altas. Nós estamos incrementando este produto para o Rio de Janeiro e Santos e esperamos um crescimento de passageiros vindos da Europa e dos Estados Unidos”, explica Gianni Onorato.

 

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