Setur-SP aposta em IA e lança assistente virtual
A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou, no dia 15 de abril, na WTM Latin America 2024, a primeira assistente virtual do turismo de São Paulo. Apresentada em um totem interativo, a ferramenta foi destaque no estande da Setur-SP, promovendo as 13 principais ações do turismo e os destinos mais atrativos do estado.
Utilizando inteligência artificial, a assistente virtual oferece uma experiência interativa e personalizada, com recursos de áudio, texto e vídeo. Ela é capaz de fornecer informações detalhadas sobre as 47 regiões turísticas do Estado de São Paulo e centenas de atrações, em cinco idiomas: português, inglês, espanhol, francês e alemão. Essa inovação permite que os visitantes da feira obtenham informações de acordo com seu perfil e preferências, enriquecendo sua experiência do início ao fim.
“O lançamento da assistente virtual marca uma nova era para o turismo em São Paulo, ampliando significativamente a experiência do turista”, destacou Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo. A tecnologia é fruto de uma parceria entre a Setur-SP, o São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) e a empresa de tecnologia RCB.
Toni Sando, presidente executivo do SPCVB, comentou: “O Visite São Paulo busca constantemente inovar para melhorar a experiência do visitante e destacar São Paulo como um destino de escolha. Esta inteligência artificial, parente da Lina, criada no 1º Hackathon Visite São Paulo, trará modernidade, interatividade e conteúdo personalizado sobre os destinos e atrações do Estado.”
Além da assistente virtual, a Setur-SP apresentou outras duas novidades na feira: um guia de turismo de raízes italianas e uma publicação com dez roteiros de afroturismo. No estande, uma estação gastronômica do Metrô SP ofereceu degustações de cafés especiais e produtos artesanais paulistas, além de sugerir roteiros turísticos acessíveis via metrô. Também houve distribuição de copos descartáveis em uma ação da Sabesp.
A Setur-SP e o SPCVB anunciaram uma campanha em parceria com a operadora Viajes El Corte Inglés, integrando uma rota turística de São Paulo e do Litoral Norte ao catálogo da empresa, visando aumentar o fluxo de turistas espanhóis e portugueses. Outra parceria importante foi estabelecida com a Unesco World Heritage, promovendo o turismo de natureza e agroturismo do Vale do Ribeira.
Mais informações: https://www.turismo.sp.gov.br/. Para mais novidades, acompanhe nossa página.