Site lança guia com dicas de como escrever avaliações úteis para outros viajantes

O site TripAdvisor acaba de lanar um guia com dicas de como escrever avaliaes teis para outros usurios, baseado em um levantamento feito com mais de 100 mil viajantes e hoteleiros. No Brasil, foram cerca de 6 mil entrevistas.

A avaliao nasceu do interesse da empresa de entender o que mais til para o site, explica Claudia Martinelli, porta-voz do TripAdvisor no Brasil. “Chegamos a 200 milhes de avaliaes no mundo resolvemos entender melhor o que que torna uma avaliao mais produtiva”, disse ela.

Dados de uma pesquisa anterior do site mostram que 83% dos usurios dizem que as avaliaes os deixam mais confiantes na hora de programar a viagem e que 80% dos viajantes costumam ler de 6 a 12 comentrios antes de reservar um hotel.

Em relao avaliao ideal, os pesquisados destacaram que o mais importante concentrar-se em fatos (56%), fornecer o mximo de detalhes possvel (48%) e ao mesmo tempo ser conciso e direto (41%).

Quanto ao estilo do comentrio, 83% dos viajantes desejam ler uma avaliao equilibrada e 69% destacam a importncia de apresentar os motivos para ter gostado ou no de determinada experincia.

Sobre as avaliaes de hotis, mais da metade dos usurios acha que preciso mencionar as condies e estrutura do estabelecimento. J para resenhas de restaurante, quatro em cada cinco viajantes preferem ouvir primeiro sobre a qualidade das refeies e depois sobre o servio do local. Por fim, 75% dos pesquisados querem dicas prticas sobre atraes e passeios.

O levantamento tambm identificou quais so os principais problemas de alguns comentrios postados no site. Para 54%, a principal queixa se trata de avaliaes consideradas excessivamente exigentes. A segunda maior queixa seria a falta de detalhes, para 50% dos pesquisados. E 42% reclamam dos textos mal escritos ou com erros gramaticais.

Veja o guia completo.