Southwest não segue tendência e descarta implementação de tarifa básica nos EUA
Enquanto American, Delta e United ainda se gabam do lançamento de sua tarifa básica (Basic Economy), que promete o menor preço acima de qualquer benefício, a Southwest Airlines parece seguir o caminho inverso. Isto é o que afirma o CEO Gary Kelly, ao negar que irá seguir as maiores companhias norte-americanas e implementar este tipo de serviço. Para o executivo, está claro que o investimento em sua estrutura de tarifas continua firme e forte, o que inclui bagagens despachadas e direito a trocar de voo sem custo extra.
Enquanto a Southwest oferece uma espécie de “Business Select“, produto que traz regalias ao passageiros, como a garantia de embarque prioritário (o que é uma grande vantagem para os clientes da norte-americana, já que não existe escolha prévia de assentos), o CEO Kelly afirmou que a companhia constrói sua própria marca em volta de uma tarifa simples e sem taxas, experiência que seria totalmente imprudente por parte dos executivos em alterar. “Existe um grande valor ao oferecer aos nossos clientes um belo produto”, disse Kelly.
“Eu gostaria de dizer que aqui na Southwest não existe uma segunda classe e, por conta disso, estamos sempre na busca de melhorar a experência do passageiro e oferecer sempre o mais simples e essencial possível. Mudanças complexas podem trazer confusão e levar uma certa ‘nebulosidade’ para nossa marca. Logo, o que fazemos aqui é posicionar fortemente nossa marca ao oferecer tarifas baixas e serviços confiáveis e confortáveis. O fato de não cobrarmos por bagagem despachada e por troca de reservas se tornou um componente extremamente poderoso para a empresa”, completou o CEO.