Surge no Brasil o movimento "Sou responsável".

Será lançada a campanha “Sou Responsável” para estimular o protagonismo dos brasileiros, com foco neste ano eleitoral. Afirma o texto: “Se quisermos um País ético, em todos os seus aspectos econômico, social e políticos, não podemos aceitar a cidadania de segunda classe. Precisamos ser cotidianamente responsáveis, exigindo direitos, mas também cumprindo deveres”.
A campanha nasceu de um ato, reunido pela OAB/SP, na Cúria Metropolitana de São Paulo, com um manifesto pela Ética, envolvendo 100 entidades.
Entre as entidades que aderiram a campanha estão, por ordem alfabética:

1) Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
2)Conselho Regional de Administração/SP
3) Conselho Regional de Economia/SP
4)Conselho Regional de Medicina/S
5)Federação de Serviços do Estado de SP
6)FECOMERCIO-SP
7)Federação Nacional dos Engenheiros
8)Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social
9) Ordem dos Advogados do Brasil, São Paulo
10)Reclame Aqui
11)Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de SP e RJ
12)Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Eis o texto:

“Ser responsável é ser parte da solução. É, em essência, ser protagonista das grandes transformações. É uma atitude que deve permear todas as dimensões de um indivíduo: ser responsável com sua família, sua empresa, sua comunidade. E consigo mesmo.

Nas eleições, isso significa uma atitude simples e poderosa: analisar a biografia do candidato, a viabilidade de suas propostas e, depois, acompanhar o desempenho dos eleitos, participando da construção de políticas públicas e manifestando-se através dos diversos canais de comunicação à disposição dos cidadãos.

Se quisermos um País ético, em todos os seus aspectos econômico, social e políticos, não podemos aceitar a cidadania de segunda classe.

Precisamos ser cotidianamente responsáveis, exigindo direitos, mas também cumprindo deveres.

O movimento “Sou Responsável” não tem dono, ideologia, partidos e, muito menos, candidatos”

O ReciproCidade, programa de estímulo à criatividade com impacto social do Catraca Livre, vai participar do movimento, disseminando conteúdos nas redes sociais e articulando apoios para produzir o marketing da campanha: logo, slogan, fotos, vídeos serão feitos de forma colaborativa.