Surto de febre amarela faz 127 países exigirem vacinação de brasileiros

Brasileiros podem se vacinar gratuitamente contra a febre amarela nos postos de sade municipais

Brasileiros podem se vacinar gratuitamente contra a febre amarela nos postos de saúde municipais

Devido ao surto de febre amarela que atingiu diversos municípios dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, cerca de 127 países estão exigindo que os brasileiros estejam vacinados contra a doença para desembarcarem em seus territórios. A medida visa conter o avanço da doença, que já matou cerca de 260 pessoas no Brasil, para mais países. A Europa e os Estados Unidos não estão fazendo a exigência.

Alguns dos países que passarão a exigir o comprovante de vacinação, estão os vizinhos Paraguai, Venezuela, Colômbia e Bolívia, além de destinos importantes como México, Austrália, alguns destinos no Caribe e muitos países africanos. A lista completa pode ser conferida aqui.

A comprovação de vacinação pode ser feita através da apresentação do certificado internacional de vacinação ou profilaxia (CIVP), que pode ser emitido nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa, localizados em portos, aeroportos e fronteiras, de forma gratuita, mas que só pode ser emitido mediante a apresentação do próprio aplicante, não podendo ser designado um representante para emitir o documento.