Taxistas e vans de turismo vão ter acesso liberado no Pelourinho
Os moradores do Pelourinho também serão cadastrados pela Transalvador, através de um levantamento que será realizado pelo órgão. Os cadastramentos estão previstos para começar já na semana que vem, porém sem uma data definida.
De acordo com o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, não haverá mudanças no perímetro de restrição. “Hoje já é restrito, o 18º Batalhão da Polícia Militar faz esse controle com prismas, com barreiras. Agora, vamos colocar um sistema eletrônico de controle. Onde é liberado hoje, não haverá restrição”, explicou. Os pontos de fiscalização eletrônica serão no Terrreiro de Jesus e no Largo do Pelourinho.
Além disso, 60 novas vagas de zona azul serão criadas nas ruas do Bispo, Inácio Acioli e no Terreiro de Jesus, com o objetivo de tornar mais fácil o estacionamento dos turistas e frequentadores do Pelourinho.
Ordenamento e capacitação de ambulantes
A prefeitura anunciou também, na tarde desta quinta-feira, uma série de medidas que visam o ordenamento e a capacitação do comércio informal na região.
(Foto: Mauro Akin Nassor/Arquivo CORREIO)
Os comerciantes informais do Pelourinho, fixos ou móveis, vão receber cursos de culinária, de gestão de empresa e empreendedorismo. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Além disso, para garantir o crescimento econômico da região, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai auxiliar a Semop com um diagnóstico das empresas para verificar que medidas econômicas podem ser tomadas.
“Formamos uma comissão do comércio informal, com representantes das baianas do acarajé, dos vendedores de isopor, das trançadeiras, de baleiros, vendedores de lanches. Montamos essa comissão e estamos ordenando cada um desses vendedores que ocupam os espaços públicos”, informou a secretária da ordem pública Rosemma Maluf. “Haverá também uma padronização e identificação desses ambulantes. Eles vão receber um colete que vai identificar que eles trabalham no Pelourinho e são cadastrados pela Semop”, concluiu a secretária.
Um conjunto de ações pretende ordenar também o uso de mesas e cadeiras por bares e restaurantes nas calçadas, as quais só poderão ser de madeiras. Esse ordenamento contará com um número variável de mesas e cadeiras por estabelecimento, em acordo com uma avaliação realizada pela Semop.
Iluminação e Segurança
A Semop pretende ainda realizar uma série de medidas para melhorar a segurança na região. As atividades da Guarda Municipal será intensificada com cerca de 100 profissionais.
Será criada também um Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), que passa a ser inserido oficialmente a estrutura da Guarda Municipal, duas Bases Móveis na região, numa parceria entre as políciais civis e militares, através do trabalho de duplas de policiais e guardas, inclusive com rondas noturnas. Assim, os agentes terão mais suporte em ações que contemplam o Terreiro de Jesus, Praças da Sé, Municipal, Cruz Caída, Castro Alves, Cairu, entre outras.
Para garantir também a segurança, haverá uma revitalização na iluminação da Praça da Sé, Praça dos Artistas, ladeira do Boqueirão, Largo da Cruz do Pascoal e Praça do Largo de Santo Antônio Além do Carmo. Outras ações incluem iluminação cênica das palmeiras do Terreiro de Jesus, além do aumento na troca de luminárias da Rua Direita de Santo Antônio. Também serão implantados refletores em pontos de acesso à região do Pelourinho.