Tem um hotel independente? Saiba as vantagens desse tipo de hospedagem
De acordo com a ABIH Nacional, mais de 90% dos meios de hospedagem do mercado nacional são de empreendimentos independentes. Os quase 26 mil meios de hospedagem encontram desafios frente a concorrência das grandes redes, mas também têm vantagens e podem se destacar com serviços exclusivos e personalizados. A HRS aponta as principais vantagens dos hotéis independentes:
Foco no cliente – Hotéis de rede devem seguir padrões estabelecidos pela marca. Do check-in ao check-out os colaboradores desses empreendimentos devem seguir um manual de conduta e operação. “Nos hotéis independentes, o foco é o cliente. Atendê-lo e satisfazê-lo fica mais fácil quando não há a necessidade de seguir normas pré-estabelecidas”, explica Phelipe Farah, diretor de Hotel Solutions para América Latina da HRS.
Identidade única – Atender da melhor forma possível seus hóspedes, por exemplo, garante uma futura hospedagem. Como aponta o estudo da consultoria Mapie, o qual identificou que, na hora de escolher os empreendimentos, experiências positivas anteriores são o item que mais contam para os viajantes de negócios reservarem seus hotéis. Os dados são da pesquisa “Como se comportam os hóspedes?”, de 2013.
Menos burocracia – Sobre os motivos de irritação dos hóspedes, a mesma pesquisa revelou que as etapas mais desgastantes no processo de hospedagem são, nessa ordem: o check-out, o check-in e a reserva. “O que os hóspedes querem é menos burocracia e mais atenção às suas reais necessidades. Uma experiência personalizada fideliza o cliente”, completa Farah. Os hotéis independentes têm as preferências dos clientes regulares registradas e isso torna suas estadas ainda mais especiais.
Menos custos administrativos – Além das vantagens no relacionamento com os hóspedes, os hotéis independentes ainda têm menos custos com taxas administrativas e de marketing. Esses valores, geralmente, são para manter uma bandeira de renome. A independência permite maior flexibilidade de atuação, o que geralmente leva a uma maior visibilidade e menor tempo para reagir às mudanças.
Originalidade e serviços exclusivos – Ter a liberdade de oferecer serviços exclusivos e personalizados, contar com uma estrutura moderna e enriquecer a experiência da hospedagem também garantem boa avaliação e maior exposição do hotel.