Título de Capital Nacional do Folclore será novo estímulo para turismo em Olímpia
Além das águas quentes, cidade atrai anualmente milhares de pessoas para o Festival do Folclore.
Olímpia, no noroeste paulista, está prestes a obter o título oficial de Capital Nacional do Folclore. Após aprovação na Câmara dos Deputados, o projeto de lei do deputado federal Sandro Mabel depende agora do Senado Federal. O município já reúne diversos atrativos turísticos, especialmente pelas águas quentes provenientes do Aquífero Guarani.
Segundo dados do Ministério do Turismo, Barretos (SP), após o reconhecimento oficial como a ‘Capital do Rodeio’, em 2012, teve um aumento significativo na visibilidade, não somente pela Festa do Peão, mas também em razão dos demais eventos da cidade.
“Estamos muito interessados em fazer com que o Brasil passe a se conhecer cada vez mais. São ativos que ajudam a cidade a se posicionar no mercado em busca de reconhecimento. É sem dúvidas algo positivo que contribui para o desenvolvimento do turismo”, explica o ministro do Turismo, Vinicius Lages.
Sérgio Ney Padilha, gestor do Hot Beach, complexo turístico em construção em Olímpia, endossa as palavras do ministro, e reforça que essas denominações são muito benéficas. “O Festival do Folclore de Olímpia possui décadas de tradição e atrai milhares de turistas e estudiosos do tema. Sem dúvida a medida que há maior divulgação, reconhecimento e qualidade nestes festivais, o turismo será altamente beneficiado, principalmente em sinergia com os parques aquáticos Hot Beach e Thermas dos Laranjais”, analisa.
Projeto de Lei
O Projeto de Lei 6150/2013, de autoria do deputado federal Sandro Mabel, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados em 11 de novembro deste ano. Com o objetivo de conferir ao município de Olímpia o título de Capital Nacional do Folclore, o projeto passará para a aprovação no Senado Federal, e em seguida para a sanção da presidente Dilma Roussef.
Para defender o projeto, Mabel apresentou dados sobre o Festival do Folclore, que este ano completou 50 anos de história, assim como também número de visitantes. “A festa do folclore é a festa do povo, sendo assim, um festival para todos, uma festa do povo”, completa o autor do projeto de lei.
Somente este ano, o Festival Nacional do Folclore, realizado entre 9 e 17 de agosto, atraiu um público estimado de 90 mil pessoas, com representantes de 14 Estados brasileiros.
Sobre o Hot Beach
O Hot Beach Resort Olímpia é mais um empreendimento do Grupo Ferrasa, da sociedade Ferrato e Sant’Anna de Olímpia. O complexo está em fase avançada de obras em uma área de 140 mil m², em Olímpia, no interior de São Paulo. Com inauguração prevista para 2016, o Hot Beach Resort Olímpia contará com 484 apartamentos de 40 m² e restaurante projetado com padrões internacionais, além de uma praça de cozinha show, bar com estrutura para eventos musicais, lounge bar e centro comercial.
Já o parque aquático Hot Beach, além de praia artificial para o turista e ampla área aquática para crianças, terá piscinas com ondas, rio lento artificial com água quente e natural, piscina com bar aquático, integrada ao lounge, deck molhado, sombrites em madeira rústica e toboáguas kamikases. Os investimentos chegarão à casa dos R$ 130 milhões.