Toronto é um dos principais destinos para intercâmbio

Toronto é a maior e uma das cidades mais multiculturais do Canadá. Tem quatro estações do ano bem definidas, variando de um verão quente para um inverno rigoroso, o que ressalta as belezas naturais do lugar e garante diferentes cenários de acordo com o mês escolhido para a viagem. É casa de 2,8 milhões de pessoas, mas, considerando-se a área metropolitana, a população passa de 5,5 milhões.

Arquivo pessoal

Qualidade de ensino, diversidade de atrações e receptividade dos moradores são alguns dos diferenciais de Toronto

 

De acordo com o governo canadense, todos os anos mais de 200 mil estudantes e pesquisadores estrangeiros escolhem o país como destino para a experiência internacional. O brasileiro Wellington Rocha, 26 anos, foi um deles.

O trabalho de barista no setor de hotelaria internacional em Santos, no litoral de São Paulo, foi o maior incentivador do intercâmbio do Wellington. Ele começou a sentir a necessidade de aperfeiçoar o inglês que tinha estudado no Brasil e investir no aprimoramento profissional é fundamental em momentos críticos da economia. “Eu decidi fazer o intercâmbio por conta do meu trabalho. Vivemos em um mundo competitivo, então, precisamos sempre melhorar. O inglês faz parte do meu dia a dia e senti que precisava dominar mais a gramática e a escrita”, conta ele.

O tempo para uma temporada no exterior era curto, Wellington contava apenas com quatro semanas de férias. Após uma pesquisa com a equipe da Seda Intercâmbios, escolheu Toronto. “Vi que a cidade oferecia todas as facilidades que eu precisava, que estava perto de Quebec, Montreal e Nova York. Como eu teria apenas quatro semanas para estudar e passear, não tive dúvidas de que ali seria o meu destino”, completa ele.

Rotina de intercambistas

Wellington escolheu um curso com 28 horas semanais de aula, que explora áreas de conhecimento como gramática, leitura e escrita, compreensão auditiva e comunicação. “A rotina de estudos é bem intensa e ainda há possibilidade de escolher aulas extras ao longo da semana para focar as habilidades desejadas. Além disso, todos os dias existe uma atividade diferente, como passeios em museus, bairros tradicionais, teatros”, explica ele.

O turismo é incentivado como forma de despertar nos estudantes interesse pela cultura e por aprender inglês de forma divertida e natural.

Para quem gosta de vida noturna movimentada, Toronto também é uma ótima opção. Existem muitos bares e clubes para todos os estilos, mas Wellington alerta: “quinta-feira à noite começa o maior movimento, mas, infelizmente, os preços das bebidas são caros e variam muito de um bar para outro. Existem baladas onde a entrada custa 20 dólares canadenses e existem outras opções gratuitas”. Vale lembrar que trasporte não é problema, o sistema funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana e de forma segura.