Toscana é o lugar ideal para imergir no folclore italiano
No centro da Itália, a Toscana é onde a natureza se mistura a obras milenares feitas pelo homem e seus visitantes presenciam vestígios da civilização etrusca, enquanto se sentem rodeados pelo império romano. A região guarda uma rica herança artística e cidades de destaque no turismo do país, onde eventos folclóricos evocam o passado italiano e transportam moradores e turistas a outros tempos.
Créditos: Vito Arcomano/Fototeca Enit
Na primavera, o domingo de Páscoa ainda guarda costumes antigos, como o de levar ovos cozidos para serem abençoados na missa. Nesta época, uma das tradições mais famosas é Scoppio del Carro (a explosão do carro), costume de mais de 350 anos de idade. Todos os anos um vagão construído em 1622 é puxado por bois, decorados com guirlandas, pelas ruas de Florença. Eles são acompanhados de bateria, representantes clericais e pessoas vestidas em trajes históricos. Mas o carro não chega a explodir: faz um show de fogos de artifício na Piazza del Duomo.
Créditos: Divulgação/Comune di Pisa
O verão é a época mais procurada para ir à Toscana. Junho tem grandes eventos: Luminara e Regatta de São Ranieri. É quando a cidade de Pisa faz um show de luzes para homenagear São Ranieri, padroeiro da cidade. Mais de 70.000 velas iluminam os palácios às margens do rio Arno, acompanhadas de um espetáculo de fogos. Ainda celebrando o santo, barcos a remo representando os antigos distritos da cidade competem. O mês também cede espaço ao Calcio Storico, uma mistura de futebol, rugby e luta que data do século 16. Quatro times em vestimentas históricas competem em um campo de terra batida na Piazza Santa Croce, em Florença.
Créditos: VisitFlorence
Em junho e setembro, a Giostra del Saracino, ou torneio sarraceno, também data do século 16 e comemora os esforços cristãos para segurar a onda islâmica do século 14. Uma procissão colorida precede o evento, em que oito cavaleiros com roupas típicas atacam uma representação de madeira dos sarracenos, ou seja, dos árabes e muçulmanos, na cidade de Arezzo.
Créditos: Agenzia Turismo Chianciano Terme
Em julho e agosto, a famosa corrida de cavalos Palio de Siena toma conta da Piazza del Campo, onde os bairros tradicionais da cidade competem por um banner, o palio, dedicado à Virgem Maria. No último fim de semana de agosto, Montepulciano recebe a Bravio delle Botti, uma corrida de barril entre as divisões da cidade. Na competição, barris de 80 quilos cada têm de ser empurrados ladeira acima ao longo da rua principal, até chegar na Piazza Grande. Toda a cidade se organiza ao redor do festival com cortejos, missas e festas. O centro é decorado com bandeiras e adornos com as cores dos distritos, e os desfiles com roupas típicas transportam os turistas à Idade Média.
Créditos: Divulgação
Aproveitar esses e outros eventos da região tem como ponto de partida o Hotel Laticastelli Country Relais, nos arredores de Siena, a apenas 40 minutos de Montepulciano e duas horas de Roma. Localizado em um castelo fortificado no começo do século 18, o hotel foi totalmente reformado e abarca 33 confortáveis suítes, algumas delas com sala e cozinha.
Créditos: Divulgação
Além disso, há uma piscina e o restaurante La Taverna, onde são oferecidas degustações de vinhos locais na adega e é possível jantar desfrutando os diferentes sabores toscanos.