Trump quer exigir senhas de redes sociais a solicitantes de visto

Depois da polêmica de barrar a entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana, o presidente Donald  Trump defende que as embaixadas americanas exijam as senhas de acesso a redes sociais dos solicitantes de visto americano.

De acordo com o secretário de Segurança Interna, John Kelly, o objetivo é estabelecer controles ainda mais rígidos de segurança.

Turista passa pelo controle de imigrao no aeroporto internacional da Filadlfia (EUA)Turista passa pelo controle de imigrao no aeroporto internacional da Filadlfia (EUA)Turista passa pelo controle de imigrao no aeroporto internacional da Filadlfia (EUA)

Créditos: Divulgação/cbp.gov

Turista passa pelo controle de imigração no aeroporto internacional da Filadélfia (EUA)

Em audiência na Comissão de Segurança Interna da Câmara de Representantes, o secretário disse que a medida afetaria principalmente os cidadãos do Irã, Síria, Líbia, Iraque, Somália, Sudão e Iêmen, que segundo ele, “os procedimentos de controle ainda são muito frágeis”.

“Se não quiserem cooperar, então não entram [nos Estados Unidos]”, completou o secretário.

No ano passado, um projeto semelhante foi colocado em consulta pública. A medida propunha adicionar uma linha aos formulários preenchidos por visitantes estrangeiros na chegada ao país, pedindo que revelasse seus perfis em redes sociais. Mas os viajantes não precisariam fornecer suas senhas nem seriam forçados a preencher o campo.

À época, a US Customs and Border Protection (serviço de aduana dos EUA), disse que a medida serviria para combater a entrada de terroristas.

Com informações da AFP