Lisboa – O turismo brasileiro em Portugal voltou a crescer em junho, aumentando 16,7% face ao mesmo mês do ano passado, para um total de 123 mil dormidas nos estabelecimentos hoteleiros portugueses, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O resultado fez de junho o segundo melhor mês na afluência de turistas brasileiros a Portugal, apenas atrás das 154 mil dormidas registadas no mês de maio.
Em termos acumulados, entre janeiro e junho Portugal contabilizou 650 mil dormidas de turistas oriundos do Brasil, mais 4,2% do que no primeiro semestre do ano passado, segundo o INE.
Considerando isoladamente o mês de junho, o Brasil foi o segundo mercado emissor de turistas estrangeiros que mais cresceu, atrás da Itália, cujos turistas geraram nesse mês um número de dormidas 17,5% acima do verificado no mesmo mês de 2014.
No conjunto dos primeiros seis meses do ano o turismo italiano em Portugal é o que mais cresce, seguido do francês, do norte-americano e do belga.
No primeiro semestre os hotéis em Portugal tiveram um total de 14,88 milhões de dormidas de turistas estrangeiros, tendo como maior mercado emissor o Reino Unido, seguido da Alemanha, Espanha, França, Holanda e, em sexto lugar, o Brasil.
O número de dormidas de turistas estrangeiros nos hotéis lusos na primeira metade do ano foi 7,5% superior ao de 2014. Já o turismo nacional cresceu 6,8%, para 5,82 milhões de dormidas.
De acordo com o INE, os proveitos totais da hotelaria portuguesa no primeiro semestre subiram 12%, para 994 milhões de euros. Só em junho as receitas aumentaram quase 15%, para 251,4 milhões de euros.
- Próxima notícia