Turismo em Acapulco: o que fazer na praia do México

O litoral do México é conhecido no mundo inteiro por ser um dos mais belos e visitados de toda a América. A costa de quase 10 mil quilômetros, banhada pelos oceanos Pacífico e Atlântico, abriga uma grande quantidade de praias fascinantes – cerca de 450 – com diferentes cenários e atrações. Cancún é um dos destinos mais procurados, mas há muitas outras cidades que também fazem jus à boa localização e oferecem paisagens igualmente deslumbrantes – com faixas de areia badaladas, outras secretas e aquelas que unem as belezas naturais com construções históricas.

Acapulco é um destes lugares que oferecem ao turista uma ampla variedade de atrações. O balneário, que nos anos 60 era a meca do glamour e um dos principais destinos das estrelas de Hollywood, perdeu espaço por conta da urbanização e surgimento de outros polos turísticos. Para recuperar o prestígio, a maior cidade do estado de Guerrero se modernizou e aumentou seu leque de atrativos para atrair ainda mais visitantes. Hoje, o município voltou a se destacar no cenário mundial e tem a expectativa de receber cerca de cinco milhões de visitantes ao ano.

Com quase 700 mil habitantes, Acapulco é a região praiana mais próxima da Cidade do México. Por conta disso, é um bom lugar para dar uma “esticada” em caso de viagens para a capital do país. Vibrante, conta com praias para todos os gostos, desde as badaladas, repletas de bares e restaurantes ao redor, até as mais calmas. A cidade é ainda bem servida de hotéis e pousadas, além de ter a gastronomia como ponto forte, com inúmeros estabelecimentos que oferecem o melhor da culinária nacional e internacional.

Confira, a seguir, algumas das atrações deste belo município, um dos destinos mais visitados do México:

Experimentar a gastronomia – A gastronomia é um ponto forte de Acapulco. São dezenas de estabelecimentos renomados que oferecem o melhor da culinária mexicana e internacional, principalmente com frutos do mar. Entre os destaques estão o La Casa de Tere, o Zibu, o Mizumi e o Esmirna del Mar. Para os que preferem uma comida mais saudável, o 100% Natural é uma boa pedida. Há inúmeras opções de restaurantes mais em conta, como o Napoli – especializado em comida italiana – e o tradicional El Zorrito, com um menu repleto de pratos da cozinha local.

Visitar os museus e lugares históricos – Acapulco não se resume às praias e agitação noturna. A cidade também possui um vasto roteiro cultural, com inúmeros monumentos, museus e galerias de arte. A mais icônica das construções é o Forte San Diego, considerada a maior fortaleza marinha do Oceano Pacífico. Erguida no século 17 sobre uma colina, foi devastada por um terremoto no século 18 e, posteriormente, virou palco de batalhas territoriais. Hoje, totalmente restaurado, o forte abriga o Museu Histórico de Acapulco.

Outro museu muito famoso na cidade é a Galeria Dolores Olmedo , que exibe obras do famoso casal mexicano Frida Kahlo e Diego Rivera. Para os amantes de arte de rua, uma boa pedida são os Murais de Diego Rivera na Exekatlkalli, que expõe pinturas e desenhos do marido de Frida. A icônica Plaza Álvarez, ou Zócalo, é a principal praça da cidade. Abriga feirinhas, comércios, quiosques e fontes ao estilo colonial. O principal ponto de referência é a Catedral de Nossa Senhora da Soledad de Acapulco.