Indo para o sul de Salvador, na Bahia, se chega na charmosa cidade de Ilhéus. Fundada em 1534, ela ficou famosa ao longo dos séculos pela produção de cacau e por ter sido inspiração de clássicos da literatura brasileira, imortalizada pelos romances de Jorge Amado. A história e cultura estão presentes em seus casarões e espaços culturais, que complementam a viagem com um mergulho em algumas das praias mais bonitas do estado.
O litoral baiano tem algumas das faixas de areia mais paradisíacas do Nordeste. Não é à toa que o local é um dos mais procurados por turistas brasileiros, mesmo durante o inverno. Ilhéus tem a maior faixa litorânea da Bahia, com opções para todos os gostos. Há praias para os amantes do surfe, como a Back Door, e opções mais relaxantes como a Canabrava, que também tem barraquinhas com delícias típicas da região.
Andando por seu centro histórico, os viajantes podem observar prédios com uma arquitetura belíssima de uma cidade que foi muito próspera durante o ciclo do cacau. Seus casarões e igrejas são um exemplo desse período de riqueza, porém muitos deles estão mal conservados. Quem quiser também pode entrar no mundo de Jorge Amado fazendo um roteiro a pé pelas principais atrações que remetem ao autor e ao romance “Gabriela Cravo e Canela”.
Confira abaixo o que fazer em Ilhéus:
Praias – As belíssimas praias de Ilhéus são divididas em Litoral Norte e Sul. A mais famosa do Litoral Norte é a Praia dos Milionários, que tem esse nome graças às antigas mansões dos barões que moravam no local. A faixa de areia está a sete quilômetros do centro da cidade e há diversas barraquinhas que servem comidas típicas. Outra bem famosa é a Canabrava, com clima tranquilo e onde ficam resorts de luxo, a 24 quilômetros de Ilhéus. Não deixe de ir também na Acuípe, Jairi, Cai n’Água, Batuba, Back Door e Cururupe. Já no Litoral Sul o destaque vai para a Praia do Marciano, São Miguel e Praia do Norte. Quem não quer se distanciar do centro pode ir nas praias urbanas da Avenida, do Cristo, da Concha e do Sul.