Turismo em La Paz: o que fazer na cidade da Bolívia
Ao chegar a La Paz, a primeira impressão pode surpreender os viajantes. A beleza é bem diferente das construções coloniais de Cusco, no Peru, ou do charme de Santiago, no Chile. No destino boliviano, que é uma das sete cidades maravilhosas do mundo, o caos urbano foi construído em um vale profundo e o cenário é emoldurado por montanhas nevadas. A capital mais alta do planeta, a 3600 metros acima do nível do mar, oferece uma verdadeira experiência antropológica aos turistas, com um ambiente que mistura tradição com o ritmo agitado da metrópole.
La Paz é um dos destinos fascinantes da Bolívia, um país sul americano que reserva paisagens naturais belíssimas como o Salar de Uyuni, Lago Titicaca e a Laguna Colorada. Nas ladeiras da capital, os turistas se mesclam com as “cholas” – mulheres de longas tranças com trajes típicos – que são vistas em meio à arranha-céus e carros de luxo. A todo tempo se ouve o som de buzinas, melodias andinas, pessoas falando espanhol, aimara, quechua, ou guarani. Uma curiosidade é que, por mais que La Paz seja a sede do governo desde 1898, Sucre é a capital constitucional do país.
A metrópole mais indígena do continente, fundada em 1548, tem atrações bem interessantes para serem descobertas, mas é importante que tudo seja feito com passos lentos. Distâncias curtas podem parecer uma maratona graças ao “soroche” (o mal-estar causado pela altitude). Portanto, acompanhar o ritmo dos bolivianos pode não ser uma boa ideia. Próximo à rua mais turística, a Sagármaga, fica o imperdível Mercado das Bruxas e o Museu da Coca. Para uma visão panorâmica, pegue o Mi Teleferico ou vá ao Mirador Kili Kili.
Depois de explorar toda a cidade, vale a pena reservar um tempo para conhecer os passeios que ficam em seus arredores. O sítio arqueológico de Tiwanaku, Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, é uma aula de história da civilização pré-colombiana, que viveu no local há milhares de anos. Já o tour bem perigoso de bicicleta na Rota da Morte é aconselhável para quem tem disposição e gosta de muita adrenalina, pois a estrada é considerada uma das mais mortais do mundo.
Confira abaixo as melhores atrações de Laz Paz:
Mercado das Bruxas – O mercado é o conjunto de lojas das ruas Jiménez e Liñares, no centro de La Paz. A primeira impressão que se tem é de que os lugares vendem produtos turísticos normais, como artesanato e souvenires, porém, quando se observa os estabelecimentos mais de perto, os viajantes percebem que a atração não é nada comum. O nome do local não é à toa, visto que as lojas vendem produtos que são usados em oferendas da cultura xamânica local. Apesar de um pouco assustador para muitos, é muito interessante ver as ervas, poções e até fetos de lhamas (que segundo a tradição, dão sorte).