Situada no noroeste da Inglaterra, no Reino Unido, e a 346 quilômetros de Londres, Liverpool possui uma extensa área portuária definida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Mas sua fama vai além disto: A cidade – com 440 mil habitantes – é mundialmente conhecida por ser o lugar onde os integrantes dos Beatles cresceram e começaram a banda de sucesso mundial, nos anos 1960.
As canções de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr são onipresentes e levam a Liverpool mais de 600 mil turistas por ano. Para quem não se importa tanto assim com o Fab4, no entanto, a cidade também pode ser uma ótima opção, já que o clima, a cultura e a arquitetura do lugar são encantadores.
A melhor forma para chegar ao destino dos beatlemaníacos é pegar um trem na estação Euston, no centro de Londres, para a estação Liverpool Lime Street – com uma rota belíssima. As saídas são diárias e o trajeto dura pouco mais de duas horas. Depois de visitar “lugares sagrados”, como o Cavern Club, Strawberry Fields e Penny Lane, a cidade ainda oferece excelentes museus como o Merseyside Maritime Museum e o World Museum, além de uma visita ao Anfield – estádio do time de futebol Liverpool FC, e diversas outras atrações.
Veja, a seguir, as principais atrações de Liverpool:
Cavern Club – Localizado na Mathew Street, o local é famoso por ter sido um dos primeiros palcos dos Beatles, onde eles tocaram mais de 200 vezes no início da carreira. Hoje, o bar tem uma temática toda voltada para a banda ícone da cidade, com lembranças do tempo em que o quarteto mais famoso do mundo do rock lotava o lugar e fazia shows memoráveis. Com pôsteres da época, fotos, rabiscos na parede e diversos instrumentos utilizados por John, Paul, George e Ringo, o ambiente torna-se quase um museu vivo, com shows de bandas locais e covers dos meninos de Liverpool. Em frente ao Cavern Club há uma “wall of fame” (“parede da fama”), com o nome de diversas bandas que tocaram lá, além de uma estátua do John Lennon. Site oficial: www.cavernclub.org