Turismo em Niterói: o que fazer na cidade fluminense
Apenas 13 quilômetros separam as belezas do município de Niterói do Rio de Janeiro. Basta atravessar a ponte ou pegar a barca para conhecer a cidade que, apesar de pouco visitada por turistas, reserva atrações que merecem ser incluídas no roteiro de viagem. A antiga capital fluminense conta com centros culturais, prédios históricos e praias belíssimas.
O prédio, com o curioso formato de disco voador, é facilmente reconhecido, mesmo por quem nunca foi a Niterói. O MAC – Museu de Arte Contemporânea foi projetado por Oscar Niemeyer e representa o principal cartão-postal da cidade. O Solar do Jambeiro e o Museu do Ingá também reservam exposições bem interessantes ao longo do ano.
Quem quiser fugir das praias lotadas do Rio pode seguir para em direção à Região Oceânica, onde ficam faixas de areia muito bonitas e menos frequentadas. A Praia de Itacoatiara é a mais conhecida, principalmente por jovens e surfistas. É lá que fica a belíssima vista do Costão de Itacoatiara, a 217 metros de altura. Para ainda mais tranquilidade, vá à Praia do Sossego.
A Praia de Icaraí, apesar de não ser apropriada para o banho, oferece um visual panorâmico do Rio de Janeiro. A paisagem é realmente belíssima e só fica atrás do mirante do Parque da Cidade. A 270 metros de altura, a área de preservação tem um cenário, de onde é possível admirar o famoso monumento do Cristo Redentor, o bondinho do Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e a Pedra da Gávea.
Confira abaixo dicas do que fazer em Niterói:
Museu de Arte Contemporânea – MAC – O espaço cultural que lembra uma nave espacial é famoso internacionalmente tanto por suas exposições, quanto pela a arquitetura. Inaugurado em 1966, o MAC foi projetado por Oscar Niemeyer. O acervo conta com mais de 1,2 mil obras de arte contemporânea. Por estar situado no Mirante da Boa Viagem, os visitantes podem ter vistas panorâmicas da região. A entrada custa R$ 10. Site oficial: www.macniteroi.com.br