Turismo em Pisa: o que fazer na cidade italiana
A Itália é um destino europeu fascinante, encantando os turistas com atrações de norte a sul. A porta de entrada é a capital Roma, que guarda muitos segredos e uma grande variedade de cartões-postais, como a Fontana di Trevi, o Panteão, o Fórum Romano e o Coliseu – uma das ruínas mais impressionantes ao redor do globo.
Da capital italiana, muitos viajantes sequem de trem para Pisa, na região da Toscana. O monumento mais famoso da pequena cidade é, sem dúvida, a impressionante torre inclinada. A estrutura começou a ser construída no século 12 e ficou torta antes da obra ser concluída. E por conta dessa curiosa característica do campanário é que muita gente visita a localidade para tirar a tal foto clichê “segurando” a torre.
Na Piazza dei Miracoli, onde fica a Torre de Pisa, estão outras construções importantes e listadas como Patrimônio Mundial da Humanidade: a Catedral, sede da Arquidiocese; o Batistério, um edifício românico de forma circular; e o Cemitério Monumental. É possível comprar um passe que dá acesso a todos eles (exceto a torre), que custa € 9 (R$ 35).
Além das atrações da praça, o visitante pode passear às margens do Rio Arno, conhecer a bela Igreja Santa Maria della Spina, erguida no século 13, ou percorrer a agitada rua comercial Corso Italia. Termine o dia comendo em um dos bons restaurantes da cidade, quer servem a tradicional massa italiana, pizzas saborosas e sobremesas irresistíveis, como o Tiramisú.
O acesso a Pisa pode ser feito de trem ou por meio do Aeroporto Internacional Galileo Galilei. Muitos turistas aproveitam para fazer um “bate-e-volta” a partir de outras cidades da Toscana, como Florença, Siena e Lucca.
Confira abaixo os melhores atrativos de Pisa:
Piazza dei Miracoli – Nesta praça estão concentrados os principais pontos turísticos de Pisa. Além da torre, o turista pode conhecer o Batistério, o Camposanto (Cemitério Monumental) e a Catedral. Em 1987, todo esse conjunto foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco. O visual da esplanada é impressionante, com muitos turistas admirando a imponência das construções históricas. O espaço começou a ser formado com a construção da catedral, no século 9, e anos depois, foram erguidos os outros monumentos. Na entrada da praça há barraquinhas que vendem vários souvenirs, incluindo miniaturas da Torre de Pisa.