Turismo em São Luís: o que fazer na capital do Maranhão

O estado do Maranhão, localizado no extremo oeste da região Nordeste, é formado por belíssimas paisagens naturais, tendo como destaque os Lençóis Maranhenses. A cultura local é rica e mescla as influências da Amazônia, tradições nordestinas, além de heranças holandesas, portuguesas, francesas e espanholas da época colonização. Sua capital, São Luís, concentra um pouco de cada uma dessas características em suas atrações turísticas, que vão muito além de suas praias.

Para encontrar todas essas influências em um lugar só, uma visita ao Centro Histórico é essencial. Caminhando pelas ruas tombadas pelas Unesco, é possível observar mais de três mil construções que datam a partir do século 17. Admire o Palácio dos Leões, o Teatro Arthur Azevedo e a Fonte do Ribeirão, mas não deixe de conhecer a Casa do Nhozinho, a Casa do Maranhão e o Museu Histórico e Artístico do Maranhão para compreender um pouco da história local. O passeio cultural se completa provando algumas das melhores delícias gastronômicas repletas de farinha de mandioca e frutos do mar. Para levar alguns desses ingredientes e temperos para casa não deixe de ir no mercado da Casa das Tulhas.

É claro que tantos passeios culturais merecem ser mesclados com um mergulho em algumas das melhores praias da região ou um passeio na orla. A mais próxima ao centro é Ponta D’Areia que, além de ter um mar calmo, é conhecida pela badalação em seus quiosques e restaurantes. É por lá que se encontram alguns dos melhores lugares para dançar e ouvir reggae, o ritmo jamaicano que foi incorporado pelos maranhenses e é dançado de corpo colado, como no forró. Se distanciando um pouco mais, é possível curtir a praia de Araçagi, com um mar com água cristalina, ambiente tranquilo e quiosques com alguns dos melhores pratos de frutos do mar.

Confira abaixo o que fazer em São Luís, a capital do Maranhão: