Turismo em Teresina: o que fazer na capital do Piauí

Além de possuir praias de tirar o fôlego, como as de Pernambuco, a região Nordeste também conta com cidades ricas em programas turísticos. Esse é o caso da cidade histórica de Olinda, de São Luís, com construções coloniais, Salvador, que tem um passado rico em história e de Teresina, capital do Piauí.

Terceira capital com melhor qualidade de vida entre as do Norte e Nordeste, Teresina é conhecida por “Cidade Verde”, apelido dado pelo escritor maranhense Coelho Neto, por causa de suas ruas e avenidas do município repletas de árvores. Não é à toa que a cidade ficou entre os destinos mais procurados por brasileiros no verão de 2015. A beleza de seus monumentos e a cultura local encantam a todos que visitam o local.

A falta de litoral na capital piauiense não faz com que ela seja menos desejada por viajantes. Para substituir as praias, as pessoas podem aproveitar todo o espaço verde que Teresina oferece, como o Parque Ambiental Encontro dos Rios, onde os rios Poti e Parnaíba se encontram, e o Nova Potycabana, uma área de 43 mil m² que é um grande parque de lazer, perfeito para passar um dia com a família.

Aqueles que quiserem conhecer um pouco da história local também têm diversas opções de passeios para fazer na cidade. Por exemplo, o Palácio de Karnak foi construído no fim do século 19 e já abrigou uma escola, serviu de residência para o Barão de Castelo Branco e, hoje, é sede do governo estadual. Outra opção é a Igreja São Benedito, que demorou 12 anos para ser construída e tem portas que foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Veja, abaixo, dez opções de passeios para fazer em Teresina: