Turismo Europeu tem números crescentes na alta temporada de verão

O relatório “Turismo Europeu 2015 – Tendências e Perspectivas”, conduzido pela da Comissão Europeia do Turismo (ETC), revelou que a maioria dos destinos europeus registraram crescimento positivo nos meses de verão, impulsionados por mercados inter-regionais e de longa distância.

 

Buscando assegurar a posição de liderança da Europa como destino turístico mais procurado em todo o mundo, em meio a um ambiente socioeconômico desafiador e incerto, as organizações de turismo têm investido na promoção de produtos sustentáveis e no incentivo à diversidade de experiências oferecidas pelo continente.

 

“Para continuar como destino turístico nº 1 no mundo, a Europa tem que responder a esses padrões de mudança, focando nos potenciais mercados de viagens de saída do futuro. A classe média, por exemplo, é um mercado crescente para destinos europeus”, disse o diretor executivo da ETC, Eduardo Santander.

 

Os países com melhores desempenhos são Islândia (+30%), Montenegro (+19%) e Romênia (+16%) – com crescimento substancial no número de chegadas de turistas internacionais –, seguidos por Irlanda (+14%), Croácia (+14%), Eslovênia (+10%) Sérvia e Chipre (ambos com +10%). Já entre os destinos mais populares da Europa, a Alemanha (+5%), a Espanha (+4%), a Itália (+4%) e o Reino Unido (+3%) registraram crescimento saudável.

 

Em relação ao Brasil, 3,6 milhões de visitantes chegaram à Europa em 2014. Comparando as viagens de brasileiros para destinos europeus, a Europa Ocidental é o destino mais visitado. O número de visitantes na região, que inclui países como Áustria, Alemanha, Bélgica e Suíça chegou a 1,7 milhões no período. Já a segunda região que recebeu mais turistas brasileiros foi o sul do continente, que é formada por países como Espanha, Itália e Portugal, com um terço do total de visitantes.

 

Informações: www.etc-corporate.org

 

 

PF