Turismo mundial cresce 3,9% e registra 1,2 bilhão de pernoites em 2016
O turismo mundial passou longe da crise e fechou 2016 com alta. Foi o sétimo ano consecutivo de crescimento no setor turístico, de acordo com o Barômetro da Organização Mundial do Turismo (OMT) superando em 3,9% o volume de 2015. No total, foram 1,2 bilhões de turistas em todo o mundo, mais 46 milhões de viagens que em 2015 – visitantes que pernoitam, pelo menos, uma noite.
O melhor registro foi na América do Sul, com um aumento de 6,3%, seguido de América Central (+6,1%), Caribe (4,3%) e América do Norte (3,6%). A OMT destaca os bons resultados do setor devido, sobretudo, à crise econômica e financeira de 2009 bem como aos mais recentes ataques terroristas, que fizeram abrandar os números turísticos de algumas nações como a Turquia ou mesmo o Norte de África.
“Temos reparado que o Turismo tem mostrado uma resiliência muito grande, atendendo aos mais recentes acontecimentos a nível social e económico. As viagens internacionais continuam a aumentar e, até, a consolidarem-se. Contribuem para a criação de emprego e para o bem-estar das comunidades em todo o mundo”, revelou Taleb Rifai, secretário geral da OMT.
Por regiões, destaque para a Ásia Pacífico e África (+8%) que lideram o crescimento no que diz respeito às chegadas de turistas. As Américas (4%) mantiveram um crescimento sólido, já observado em anos anteriores. O continente Europeu registou um aumento de apenas 2%, sendo de destacar o crescimento de dois dígitos em alguns países e a queda em outros. O Médio Oriente (-4%) fruto da sua instabilidade, registrou uma queda, ainda que alguns destinos tenham crescido.