Turismo no Brasil cresceu 6,7% em 2014, segundo Braztoa

O mercado turístico brasileiro registrou em 2014 faturamento de R$ 11,9 bilhões, valor 6,7% superior ao apurado em 2013, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (27) pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que compila vendas de associadas que representam estimados 90% dos pacotes comercializados no país. O número de viajantes aumentou de 1,9% com relação ao período anterior, resultando em 6 milhões de passageiros embarcados.

O mercado doméstico representou 68,40% da demanda por viagens realizadas por meio das operadoras Braztoa. Esse segmento faturou R$ 6 bilhões, com um valor médio por passageiro de R$ 1.460. O turismo emissivo internacional respondeu por 31,6% da demanda, com faturamento de R$ 5,4 bilhões em 2014.

No Brasil, o Nordeste representou 54,2% do faturamento das viagens domésticas, região seguida pelo Sudeste, com 20,4%, e pelo Sul com 14,1%. As regiões Norte e Centro-Oeste tiveram juntas 11,3% do faturamento do setor. O faturamento com o emissivo internacional cresceu 6,5% em relação a 2013.

Os agentes de viagem lideraram entre os canais de vendas, representando 53% das viagens comercializadas, seguidos pelas lojas próprias ou franquias (41%), e a internet com 6% do total vendido.

A preferência por viagens com tempo de duração entre cinco e nove dias predominou no turismo brasileiro, sendo a opção de 52% dos turistas, escolha seguida pela das viagens com duração maior que 10 dias (31% dos pacotes).

O tempo de antecedência da compra em até três meses foi adotado por 56% dos clientes, enquanto outros 27% adquiriram pacotes de viagens com maior antecedência, de três a seis meses. (Valor Econômico)