Turismo religioso é destaque do Nordeste – Capital Teresina

Turismo de aventura, de compras, de negócios e rural. O mercado de viagens temáticas vem ganhando mais uma opção no Brasil: o turismo religioso.

Segundo o Ministério de Turismo, estima-se que 17 milhões de brasileiros tenham viajado pelo País motivados pela fé, em 2014. Só para ter uma ideia, em 2012, esse número era de 3,94 milhões de viagens domésticas, cujo líder é o Nordeste, região com pelo menos 250 manifestações religiosas e com o maior número de procissões, romarias e celebrações religiosas do Brasil.

 

Conheça destinos:

Santa Cruz dos Milagres

Localizado a quase 200 km de Teresina, no Piauí, esse destino tem se firmado como ponto de peregrinação. Com mais de 100 mil turistas por ano, o município tem como principal atração religiosa uma cruz no alto de um morro, onde um beato previu que a região seria fonte de milagres futuros.

Santa Cruz dos Milagres  Foto: Secretaria do Estado do Turismo do Piauí
 

Segundo o turismólogo Hildengard Alves, da Câmara Municipal de Turismo de Santa Cruz dos Milagres, o santuário é o único daquele estado a ser reconhecido pelo Vaticano para a peregrinação e a cidade abriga uma das maiores romarias do Nordeste, ficando atrás da de Juazeiro, na Bahia, e da cearense Canindé.

No início de maio, Santa Cruz celebra também a Invenção da Divina Santa Cruz, que atrai cerca de 20 mil pessoas ao município, cujos romeiros se ajoelham para beijar o chão 100 vezes. Em setembro, a Festa da Santa Cruz dos Milagres atrai o dobro de romeiros, segundo dados da cidade, quando a festa dura nove dias e as novenas são rezadas na Igreja Matriz. 

 

Canindé

Essa cidade do Ceará atrai milhares de fiéis de todo o Brasil para uma romaria, entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro.

A Basílica de São Francisco, construída no início do século XX, a estátua de São Francisco das Chagas e um museu do santo são as principais atrações religiosas dessa cidade a 120 km de Fortaleza, aproximadamente. Os peregrinos chegam à cidade de carro, ônibus e até mesmo a pé.

Na igreja, uma surpresa: uma exposição de esculturas rústicas feitas em madeira que retratam, principalmente, órgãos do corpo humano, oferecidos à igreja como homenagem por uma graça recebida ou promessa cumprida.

 

Juazeiro do Norte

Outro destino cearense apegado ás questões religiosas é esse município do Cariri, um ponto de peregrinação que chega a receber, anualmente, cerca de 2,5 milhões de devotos de Padre Cícero.

Fitinhas de Juazeiro do Norte, no Ceará  Foto: Alexandre Ruoso/Flickr-Creative Commons

Uma das atrações da cidade é a estátua de 25 metros de altura do Padim Ciço, localizada no alto da Colina do Horto, onde se encontra também um museu em sua homenagem. Foi em Juazeiro que Padre Cícero viveu por mais de sessenta anos, até sua morte, e onde ganhou fama de milagreiro.

 

Bom Jesus da Lapa

Conhecida como a “capital baiana da fé”, essa cidade recebe romeiros durante todo o ano.

Atualmente, o período mais movimentado vai de junho a janeiro, quando o município recebe 1,5 milhão de visitantes, de acordo com a prefeitura. Uma das mais importantes romarias é a da Terra ou das Missões, que começa em julho.

 

Juazeiro

Ainda na Bahia, Juazeiro celebra a manifestação religiosa dos Penitentes de Juazeiro, durante a Quaresma.

Com mais de 100 anos de tradição, esse evento reúne fiéis que andam nas ruas cobertos por lençóis brancos, deixando apenas o rosto descoberto, para fazer orações pelas almas dos mortos.