UFSCar de Sorocaba recebe o ministro do Turismo

O ministro do Turismo, Henrique Alves, e o Secretário de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, vêm a Sorocaba nesta quarta-feira (10) para participar da inauguração do Observatório do Turismo do Estado de São Paulo (Oturesp), no campus local da Universidade Federal de Sorocaba (UFSCar). O órgão será responsável por levantar, analisar e gerenciar informações sobre as potencialidades turísticas das cidades do estado.

A cerimônia de inauguração do Oturesp, aberta ao público, será realizada às 16 horas na sede do Observatório, que fica na rua Maria Cinto de Biaggi, 130, no Santa Rosália, e contará também com a presença do prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio.

O objetivo principal do Oturesp é fomentar uma rede de informações e criar uma base de dados disponível aos agentes públicos e profissionais da área do turismo, que poderão se utilizar dos indicadores formalizados, durante os processos de tomada de decisão que visem ao desenvolvimento do setor turístico dos municípios paulistas.

A professora Telma Darn, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da UFSCar e coordenadora do Oturesp, diz que o Observatório foi criado a partir da constatação sobre a pouca articulação entre dados e pesquisas em turismo no estado de São Paulo, o que acabava dificultando a gestão pública e privada da atividade turística de forma sistemática. “O Oturesp se propõe a atuar como uma ferramenta participativa no planejamento, gestão e monitoramento do turismo no estado, criando e analisando indicadores, conformando um cenário de referência e contribuindo para tomada de decisões mais conscientes e acertadas”, afirma Darn.

O Oturesp é um espaço multidisciplinar destinado a profissionais e gestores públicos, estudiosos e pesquisadores de diversas áreas de formação que desejem desenvolver e aprimorar estudos e pesquisas em turismo, bem como propor parcerias para explorar as potencialidades e enfrentar desafios do setor.

Em atividade desde 2012, o Oturesp surgiu como um programa de extensão da UFSCar; em 2014, foi iniciada a criação de um banco de dados com os interlocutores públicos de turismo dos 645 municípios do estado; e a inauguração da sede, em 2015, consolida os trabalhos iniciais e abre as portas para o desenvolvimento de muitos projetos. “O Observatório deverá, a partir de agora, ser um instrumento social, facilitador de gestão e debate, “observando” com visão estratégica a situação atual e analisado as perspectivas futuras da atividade turística no Estado de São Paulo”, completa a coordenadora.