Um dia perfeito com a arara-azul no Pantanal
Por Ana Paula Severiano, da Garupa
Não fosse o trabalho do Projeto Arara Azul, talvez hoje fosse impossível avistar a ave nos céus do Pantanal. Se na década de 1980 eram 1500 indivíduos na região, em 2014 esse número saltou para 5000 e a espécie saiu da lista de animais em extinção. Com foco da conservação da biodiversidade, o Arara Azul tem uma equipe de pesquisadores que monitora 3 mil aves, em 455 espalhados por 57 fazendas da região, fazendo o acompanhando dos ninhos e também investindo em divulgação científica e educação ambiental.
O turismo é uma das etapas nesse processo e os roteiros são a chance que os viajantes que vão ao Pantanal sul-matogrossense têm de chegar bem perto desses animais de colorido excepcional. Prevalece a ideia de que para preservar o melhor caminho não é separar o homem dos animais, mas sim apresentá-los para conscientizar sobre a importância da conservação.
Quem quer saber mais sobre essa e outras aves do Pantanal sul-matogrossensse pode consultar o Instituto sobre os dois roteiros disponíveis para turistas. Um deles, com duração de um dia, acontece na capital Campo Grande, com visitação a ninhos urbanos da arara-canindé (sua pelagem amarelo-ouro, azul e verde é inconfundível, embora os filhotes tenham as asas e o rabo amarronzados). A programação também inclui parada para almoço tradicional.
Outra opção é o roteiro realizado em parceria com o Refúgio Ecológico Caiman, no município de Miranda, a cerca de 4 horas de carro ou 50 minutos de voo de Campo Grande. Ali, o turista acompanha por um dia o trabalho de biológos e outros técnicos e pode se emocionar ao ver um filhote de arara-azul sair do ovo e alçar seu primeiro voo. Entre as atividades também está prevista uma Palestra e visita ao Museu do Pantanal, além de paradas para almoço e lanche. Ao final, os visitantes recebem um certificado de doação por terem contribuído com o projeto.
Saiba mais: www.projetoararaazul.org.br
* A Garupa é o primeiro portal de crowdfunding do Brasil criado para financiar iniciativas de turismo sustentável: viagens que protegem a natureza, melhoram a qualidade de vida e a economia de destinos incríveis de norte a sul do país.
O crowdfunding é uma vaquinha online. Pelo site da Garupa (garupa.juntos.com.vc) você conhece projetos inspiradores que precisam de dinheiro para sair do papel. E pode doar qualquer valor pra eles. Em troca, ganha recompensas relacionadas àquela experiência turística sustentável que está ajudando –pode ser de uma receita típica, uma peça de artesanato ou até a viagem em si.