Melissa Rosano, cônsul geral adjunta do Uruguai, Benjamín Liberoff, viceministro de Turismo do Uruguai
De acordo com Benjamín Liberoff, viceministro de Turismo do Uruguai, o destino está aumentando sua conexão com o Brasil. Entre as novidades estão um novo voo da Gol de Porto Alegre para Montevidéu a partir de 15 de dezembro; voos diretos da Azul de Porto Alegre a Punta Del Este entre 15 de dezembro e 17 de fevereiro; e um voo da Amaszonas de Curitiba para Montevidéu a partir de 2018.
“O mercado brasileiro é o segundo maior para o Uruguai, atrás apenas da Argentina. Recebemos cerca de 800 mil visitantes do Brasil e a meta é aumentar esse volume até 2020 para quase um milhão”, disse. Segundo o viceministro, mais de 50% dos visitantes brasileiros são provenientes da região Sul, e a maior procura são as praias em Punta Del Este, mas outros destinos também estão ganhando destaque como Colônia de Sacramento e Montevidéu.
Plano estratégico 2030
O Uruguai recebe mais de 3700 milhões de turistas internacionais por ano, que deixam mais de US$ 2 bilhões em receita no país. O turismo é a atividade mais importante e representa 7,5% do PIB e 8% da mão de obra ativa do Uruguai. A meta do governo é incrementar esse volume de turistas e dividas e para isso está desenvolvendo um novo plano estratégico até 2030. O objetivo é estruturar destinos, roteiros e serviços.