Vantagens de viajar na baixa temporada; confira atrações

Viajar fora da temporada tem suas vantagens. De março a junho, por exemplo, o turista pode encontrar preços mais atrativos, facilidade para fazer reservas de hospedagem, menos filas nos atrativos e melhor atendimento nos destinos turísticos. Alguns Estados tem eventos que acontecem pelo país durante esse período e podem ser uma boa opção para fugir do movimento das altas estações.

No mês de maio, um dos eventos tradicionais é o Festival do Chocolate e Gramado Aleluia, com data prevista para 11 a 27 de março. Nesses dias, as lojas decoram a cidade com coelhinhos, ovos e promovem atrações como a caça ao ninho. Durante os finais de semana acontece a Parada da Páscoa.

David Rego Jr

As Cavalhadas de Pirenpolis, considerada uma das mais expressivas do Brasil,  um longo ritual de trs dias seguidos, cujos preparativos comeam uma quinzena antes, no incio da Festa do Divino, que  marcada pela sada da Folia. Conhecidos tambm como Curucucs, por causa do som que emitem, os mascarados mais tradicionais so aqueles com mscara de cabea de boi, seguindo pelos que usam mscaras de ona e mscara de homem. Representam o papel do povo e daqueles que no tem acesso a pompa dos cavaleiros, que representam socialmente a elite e o poder. So irnicos e debochados, fazendo crticas aos poderosos e ao sistema. E, ao contrrio da rigidez dos Cavaleiros, entre os Mascarados no h regras, tudo  permitido, menos mostrar sua identidade. Pirenpolis (GO). Foto: David Rego Jr.As Cavalhadas de Pirenpolis, considerada uma das mais expressivas do Brasil,  um longo ritual de trs dias seguidos, cujos preparativos comeam uma quinzena antes, no incio da Festa do Divino, que  marcada pela sada da Folia. Conhecidos tambm como Curucucs, por causa do som que emitem, os mascarados mais tradicionais so aqueles com mscara de cabea de boi, seguindo pelos que usam mscaras de ona e mscara de homem. Representam o papel do povo e daqueles que no tem acesso a pompa dos cavaleiros, que representam socialmente a elite e o poder. So irnicos e debochados, fazendo crticas aos poderosos e ao sistema. E, ao contrrio da rigidez dos Cavaleiros, entre os Mascarados no h regras, tudo  permitido, menos mostrar sua identidade. Pirenpolis (GO). Foto: David Rego Jr.

As Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, é um longo ritual de três dias seguidos

De 22 de março a 17 de abril acontece a festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis (GO). A cidade histórica com casinhas coloniais e ruas de paralelepípedo fica alegre com a manifestação popular, que atrai tanto religiosos como leigos.

Em abril, a encenação da Paixão de Cristo toma conta em São Gonçalo do Amarante (RN). O evento acontece no monumento dos mártires de Uruaçu. O espaço foi construído para lembrar dos mártires que foram dizimados por resistirem às invasões holandesas.  No Mato Grosso do Sul, de 29 de abril a 1 de maio, a festa da linguiça de Maracaju, no município de mesmo nome, também é um tradicional evento no ramo da gastronomia, que atrai um grande público para os shows regionais e danças típicas. A linguiça de Maracaju é feita da carne de boi, embora inicialmente fosse produzida artesanalmente a partir da carne suína.

No mês de maio, dia 3, começa o revezamento da tocha das Olimpíadas, em Brasília. A capital federal tem seus encantos para além da política, na arquitetura e no verde que impera em suas largas avenidas. No mesmo mês, em 21 de maio, ocorre o Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. Quem gosta de pescar e curte natureza, não pode perder. Três Lagoas possui um porto onde são guardadas as embarcações e lanchas, um balneário com praias do rio Sucuriú e a usina de Jupiá, construída inteiramente com tecnologia brasileira.

Junho é o mês das tradicionais festas de São João em Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Mossoró (RN). É hora de comer pamonha, cural, canjica e colorir as cidades com bandeirolas e tirar a roupa de caipira do armário para participar das quadrilhas. No final do mês, o Amazonas também fica movimentado com o festival de Parintins, celebrado todos os anos com a tradicional disputa dos bois Caprichoso e Garantido, no último final de semana de junho.

Veja abaixo o calendário de eventos de algumas cidades brasileiras para programar sua viagem:

Março
04 a 20 de março– 1º Festival de Cerveja de Curitiba (PR)
09 a 13 de março – Festival de Fotografia de Tiradentes (MG)
11 a 27 de março – 21ª Páscoa Em Gramado – Festival do Chocolate E Gramado Aleluia (RS)
20 a 27 de março – Semana Santa em São João del Rei (MG)
22 de março a 17 de abril – Festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis (GO)

Abril
10 de abril – Meia maratona de Paraty (RJ)
15 de abril a 15 de maio – festival de Comida de Buteco de Belo Horizonte (MG)
17 a19 de abril – Encenação da Paixão de Cristo em São Gonçalo do Amarante (RN), no monumento dos mártires de Uruaçu.
18 de abril – Encenação da Paixão de Cristo em Carnaúba dos Dantas (RN)
29 de abril a 1 de maio – Festival de Inverno em Cerro Corá (RN)
29 de abril a 1 de maio – Festa da linguiça de Maracaju (MS)

Maio
3 de maio – início do revezamento da tocha das Olimpíadas em Brasília (DF)
06 a 15 de maio – Festival de Teatro Tiradentes em Cena (MG)
13 a 26 de maio – Feira Internacional de Artesanato em Curitiba (PR)
15 a 17 de maio – Cavalhadas em Pirenópolis (GO).
20 a 22 de maio – Bourbon Festival em Paraty – festival de jazz, blues, rb e soul  internacional (RJ)
21 de maio  – Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas – Sucuri Fish (MS)
26 de maio – Ironman em Florianópolis (SC)
29 a 03 de maio – 1º Festival de Cervejas de Pirenópolis – Piri Bier (GO)

Junho
Todo mês de junho – Festa de São João em Campina Grande (PB) e Caruaru (PE) e Mossoró Cidade Junina (RN)
4 de junho – Festival de Pesca do Tucunaré Paranaíba (MS)
10 a 12 de junho – Tiradentes Jazz Festival (MG)
13 a 30 de junho – Teatro a Céu Aberto em Mossoró, em comemoração a resistência de Mossoró ao Bando de Lampião.
24 a 26 de junho –  Festival de Parintins (AM)
26 a 29 Junho  – Festa do Peixe em Aquidauana (MS)

Por Carolina Valadares, do MTur