Viaje em uma imersão a comunidades da Amazônia

Quando se pensa em florestas, animais selvagens, comunidades indígenas, fica difícil aproximar esse universo do cotidiano dos grandes centros urbanos. Mas, por meio do turismo, é possível, pelo menos, ter uma noção de como se vive em um local como esse. Você já teve vontade de experimentar o dia a dia e alguns costumes de uma região sem todas as regalias da cidade grande? Agora você pode!

Esse é o passeio que propõe o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), que realiza pesquisa científica de espécies da fauna e flora, ações de educação ambiental e envolvimento comunitário oferece. Entre 2 e 7 de setembro deste ano, guias do instituto serão anfitriões locais e levarão os turistas a bordo do barco Maíra para conhecerem a cultura amazônica, percorrendo as águas do Rio Negro e visitando Anavilhana e Manaus.

A ideia inicial dessa imersão veio, porém, do Design da Mata, grupo de jovens empresários, que, em 2011, realizou uma viagem de ecoturismo comunitário pela Amazônia, e com a vivência da arte e cultura local, planejou um projeto para conectar artesãos da floresta com o contexto urbano de São Paulo por meio da comercialização do artesanato sustentável.

Ao topar realizar a aventura, os viajantes terão contato com os ritmos da mata, com os artesãos indígenas, ribeirinhos e empreendedores comunitários, além da culinária regional e banhos de rio. O objetivo é que a reflexão sobre a realidade socioambiental e os valores e práticas dessas comunidades permeie toda a viagem.

As inscrições devem ser feitas pelo contato marina@fay.com.br.