Regiões montanhosas costumam ser bem atrativas e aconchegantes, principalmente para quem aprecia o inverno europeu. Afinal, o continente oferece em diversos países, lugares incríveis com paisagens de deixar qualquer vivente boquiaberto. É fato que alguns destes lugares contam com frio de muitos graus abaixo de zero.
Mas nada de desanimar: separe seus melhores casacos e roupas quentinhas, passaporte, botas e acessórios, faça seu seguro viagem para Europa e viva momentos inesquecíveis ao pé da montanha.
Notre Dame de Bellecombe (França)
Divulgação/Hotel Le Tétras
Notre-Dame-de-Bellecombe fica na região administrativa de Ródano-Alpes
Bastante parecida com os Alpes suíços, a pequena cidade conta com cenário paradisíaco e muitas montanhas. Dá para alugar um chalé ao pé de uma delas e curtir o rolê com vinho e lareira. Aliás, se você gostar muito de vinho é a cidade ideal: a cidade tem festivais e mais festivais dedicados à bebida. Aproveite o friozinho!
Bled (Eslovênia)
Fesus Robert Levente/iStock
Bled é um dos principais destinos turísticos do país, sendo conhecido pela beleza do lago que leva o mesmo nome da cidade
Já esteve em um lugar que parece um quadro? Basta imaginar: um lago de cor turquesa, um castelo no alto de uma montanha, histórias medievais e comida peculiar. Assim é Bled, a cidadezinha entre a Eslovênia e a Áustria. Mesmo com as temperaturas baixas do inverno, certamente você vai querer sentar-se ao topo de um dos morros e pensar na vida diante desta paisagem inesquecível.
Olden (Noruega)
Sindre/Wikimedia Commons
Vista panorâmica da pequena cidade de Olden
Os mais famosos fiordes estão por lá. Para acompanhá-los, lagos glaciais, cachoeiras e montanhas inacreditáveis compõem o cenário da pequena Olden. E você ainda tem o privilégio de ter tudo isso ao lado de pouquíssimas pessoas. A cidade tem somente 500 moradores, dispostos e ajudar aos turistas a ter seus melhores momentos.
Chamonix (França)
Vista do observatório Aiguille du Midi, o ponto turístico mais próximo do cume do Mont Blanc
Na base da montanha mais alta da Europa está Chamonix, cidade francesa que abriga o Mont Blanc. O local atrai turistas de todo o mundo, tanto aventureiros, como românticos. Como em muitas cidades europeias a arquitetura complementa a paisagem de quem passa por suas ruelas.
Hallstatt (Áustria)
Ncsakany/Wikimedia Commons
Vista de Hallstatt, um dos vilarejos mais bonitos do mundo
Nada de carros por aqui. Na cidade de Hallstatt, veículos são proibidos. Tudo porque o que os locais mais querem é deixar a cidade pura como nasceu. São belezas naturais inquestionáveis, com casinhas de madeira e muitas flores por todos os lados, tudo ao pé da montanha.
Ifrane (Marrocos)
Vispec/Wikimedia Commons
A cidade de Ifrane é conhecida como a “Suíça marroquina”
Esqueça o cenário repleto de desertos quando pensar em Marrocos. Ifrane guarda para o turista e moradores lugares similares aos Alpes Suíços, com casas de telhados alpinos, além do clima parecido e visual. Qualquer um fica surpreso.
Cavalese (Itália)
Reprodução/serapea.it
Cavalese, na região de Trentino, tem cerca de 4.000 habitantes
Em meio à Dolomitas, entre o Monte Corne e o Parque Natural Pneveggio-Pale di San Martino, está Cavalese. A vila, vizinha de Latemar, foi considerada pela Unesco como um dos lugares naturais mais lindos da Terra. Além disso, a gastronomia local e os muitos vinhos deixam tudo mais gostoso, não é mesmo? Turistas mais curiosos não podem deixar de visitá-la.