Não é apenas o Caribe e o nordeste brasileiro que reservam boas surpresas para quem gosta de passar as férias na praia. Aproveite o verão europeu para fazer um giro por vários países da Europa. Já pensou em surfar na Alemanha ou ir a um parque aquático na Dinamarca?
É possível fazer um tour pelo continente em pouco tempo –por causa da proximidade entre países– e ainda conhecer a diversidade cultural europeia curtindo suas praias: tão diferentes, mas sempre lindas.
Parque aquático na Dinamarca


Amager Beach Park (Foto: Divulgação/Visit Denmark)
Ao contrário do que muita gente pensa, no verão, o clima da Dinamarca é mais ameno que no resto da Escandinávia graças à Corrente do Golfo. O Amager Beach Park, em Copenhague, é uma praia com 4,6 km de extensão que fica na ilha de Amager a alguns minutos da estação Kongens Nytorv do metrô. Este grande parque aquático possui estrutura para receber os banhistas, contando com vestiários, quiosques para refeições rápidas.
As praias norueguesas
Apesar de a Noruega se destacar pelos seus fiordes, não há como não se encantar com suas praias. A maior parte delas recebeu a “bandeira azul” do Foundation for Environmental Education (FEE) que promove o desenvolvimento sustentável através da educação ambiental.


Ilha de Sommaroy (Foto: C.H. /Visitnorway.com)
Belas praias de areias brancas ficam a aproximadamente de 15 a 40 minutos da cidade de Stavanger. Pertinho de Oslo estão Huk e Paradisbukta. Quem quiser pode praticar nudismo. Para os românticos, a praia de Seljesanden, costa ocidental norueguesa, é simpática praia e é possível ir de barco até Bergen.
Esqui aquático em Mônaco


Foto: Visit Monaco
Mônaco tem cenário de filme. Já se imaginou praticar esqui aquático nas praias de Larvotto Beach ou de Monte Carlo Beach à artista de Hollywood? Caso esquiar na água não seja seu forte, você pode praticar windsurf, wake board, banana boat, jet ski, parascending. Opção é o que não falta. Inclusive, simplesmente relaxar na areia com vista ao Mar Mediterrâneo.
Nas profundezas da Croácia


Foto: Visit Europe
As águas cristalinas do mar croata são hipnotizantes e convidam para um mergulho. Muitos aproveitam para mergulhar e filmar o mundo subaquático pela boa visibilidade e ecossistema marinho diverso do Mar Adriático. Houve muitos naufrágios e dá para escolher entre cavernas e recifes coloridos e navios.
A ilha de Afrodite: Chipre


Foto: Divulgação/Visit Europe
Entre a Europa e a Ásia, a ilha da deusa grega Afrodite é a maior do Mediterrâneo Oriental. O clima de montanhas e praias é mágico. Conhecida como a Ibiza de Chipre a praia de Ayia Napa é uma das mais visitadas.
A animada Ibiza


Foto: Divulgação/Visit Europe
Sinônimo de festas de gente bonita, Ibiza, ilha no leste da Espanha, sempre lança tendências com suas boates, festas e festivais de música. Sua estrutura atrai turistas que querem muita agitação e uma bela praia.
Mykonos é uma festa
Há atividades para todos os gostos e estilos na ilha de Mykonos, na Grécia. Pitoresca, mas, cosmopolita, a ilha é sinônimo de diversão. Emende um dia de praia com uma balada. Lá há os melhores clubs do mundo. Quem aguenta tanta festa e fica acordado até o raiar do dia será premiado com um nascer do sol estonteante. O local é conhecido como uma das capitais LGBT do Mediterrâneo, por conta da grande quantidade de estabelecimentos preparados para atender a este público.
Malta e a praia do Marinheiro Popeye


O parque temático na Popeye Village (Foto: Mario Galea/Visit Malta)
O profundo azul do Mar Mediterrâneo se mescla com os tons de ocre e dourados das construções da ilha de Malta. Quem tem filhos o parque temático na Popeye Village ou Sweethaven Village é diversão na certa após um dia de praia. O local foi cenário para o filme deste marinheiro que adora espinafre. Conheça também a ilha de Gozo e ilha de Comino.