Vila Nova de Gaia tem o primeiro branded hostel do mundo
The Independente Collective em parceria com a Sogrape dão um passo arrojado para fora da garrafa. A marca Sandeman, pioneira desde o princípio da sua existência, é a chancela do primeiro branded hostel do Mundo, que fica localizado no edifício das Caves Sandeman, um ponto de referência em Vila Nova de Gaia e para o turismo do Porto, junto ao Rio Douro e à Ponte D. Luís, com uma vista aberta sobre a zona ribeirinha.
“Este projecto é o fruto de quase quatro anos de trabalho. Quando uma empresa como a Sogrape dá o primeiro passo e convida um jovem grupo como o nosso – no sentido de revolucionar uma categoria tão acarinhada, mas igualmente tradicional – a expectativa e o entusiasmo chegam de mãos dadas com o respeito e o profissionalismo. Uma parceria desta natureza não nasce da noite para o dia. Tem de ser muito bem pensada e muito bem preparada. Hoje, é um dia especial para ambas as empresas e, se tudo correr como acreditamos, será também um dia bastante especial para o Vinho do Porto, em particular para a marca Sandeman.” – refere Bernardo d’Eça Leal.
Nas palavras de Manuel Guedes, Administrador da Sogrape responsável pela área de enoturismo, a abertura do The House of Sandeman Hostel Suites insere-se numa estratégia integrada para elevar a experiência Sandeman muito além do próprio Vinho do Porto. “Pretendemos criar para Sandeman um roteiro de emoções únicas, num ambiente sofisticado e simultaneamente descomprometido. Depois da remodelação das caves, a experiência de mergulho no universo da marca prolonga-se agora com a oportunidade de dormir onde tudo acontece.” Convém não esquecer que para além destes, os espaços Sandeman Terrace (Gaia) e Sandeman Chiado (Lisboa) ou a Quinta do Seixo (Douro) são outros projectos de enoturismo que a Sogrape tem associados ao Vinho do Porto e à marca Sandeman.
O novo hostel agora inaugurado conta com cerca de 12 suites e 43 camas de hostel em 4 camaratas, com uma capacidade total para 67 hóspedes. A recepção, que é também um bar, é o centro nevrálgico deste espaço e o ponto de partida para o primeiro contacto com o estilo de vida, valores e história da marca Sandeman. Uma enorme mesa comum a um lado, um balcão ao outro. A música, as vozes, a vista do Rio Douro e a história de mais de 200 anos destas caves misturam-se, memórias serão criadas e um dia recontadas.
Um dos espaços mais especiais do edifício é a zona de recepção, simultaneamente, bar, cozinha e espaço para convívio. Com uma decoração peculiar, o espaço apresenta os elementos originais em madeira, como vigas, pilares e janelas, e integra tons de cinza e outros materiais: o couro, tapeçaria e tijoleira. O balcão onde é feito o check-in é um bar e o espaço alberga ainda uma cozinha comum totalmente equipada. Para visitar a zona envolvente, o The House of Sandeman Hostel Suites dispõe de bicicletas para aluguer – feitas em parceria com a histórica Órbita.
Nas camaratas é possível admirar os arcos e paredes em granito, as vigas de madeira originais e algumas paredes cobertas de cortiça. Os beliches são peças originais criadas em exclusivo para o espaço e inspiram-se nas pipas de Vinho do Porto. Para maior comodidade dos visitantes, os colchões das camas do hostel medem 1,20m de largo e 2m de comprimento, um tamanho 30% superior ao praticado, e cada cama possui candeeiro de leitura e cortina para maior privacidade. Cada camarata inclui ainda duas a quatro casas de banho completas, em formato de quarto de hotel, que incluem gel-de-banho e champô para utilização dos hóspedes, os quais recebem também uma toalha, tudo incluído no preço.
As suites continuam a aliar aos elementos originais do edifício peças decorativas ligadas à marca Sandeman e à cidade do Porto, muitas delas provenientes do espólio original da própria marca. Cada suite inclui casa-de-banho privativa, e 9 das 12 contam com uma magnífica vista do Rio Douro e da zona da Ribeira – Património UNESCO Mundial da Humanidade.
Um branded hostel deve ser um espaço onde viajantes de todo o mundo se encontram para partilhar um modo de estar e celebrar um ícone. Um espaço multicultural, onde as referências cromáticas evocam subliminarmente a marca e as suas as origens, cujo presente e futuro estarão patentes em todas as áreas e em cada gesto da nossa equipa. Uma relação simbiótica entre hospitalidade e o Vinho do Porto.
Além do Hostel Suites há também o The George Restaurant Terrace. Um espaço de restauração que conta atrair viajantes e locais, convidando também o público Portuense a atravessar o Rio Douro para uma experiência única. Desta forma, pretende-se fugir aos tradicionais bares de Vinho do Porto, com referências a garrafeiras, caixas de vinho e ambientes escuros e oferecer um ambiente fresco, sofisticado e confortável. A materialidade do espaço invoca características rústicas, como as pedras, as janelas e a sua localização, mas na cor e nas peças contemporâneas ganha brilho e leveza.
No The George, homenagem a George Sandeman, fundador da marca em 1790, os paladares são os típicos do norte do país, com espaço para novas interpretações dos clássicos num ambiente despretensioso à beira-rio. O conceito gastronómico é da autoria do Chef Pedro Limão e consiste numa uma viagem pelo Rio Douro até à foz, numa cozinha tradicional que se quer irreverente, inspirada no Douro vinhateiro e seus produtos e paladares.
Em complemento ao The George, existe ainda um espaço de cafetaria operacional durante o dia, mas que de noite se reinventa como bar à beira-rio. O espaço possui uma carta de bebidas e petiscos, mas o foco são os cocktails de autor – que introduzem novas formas de degustar o Vinho do Porto, tal como novas propostas de mixologia inovadoras e arrojadas. Lá fora, o terraço com o contentor Sandeman vai continuar a servir os seus cocktails habituais à base de Vinho do Porto, assim como sangrias e alguns petiscos.
No segundo andar do restaurante encontramos uma sala de eventos que oferece uma das melhores vistas para a cidade do Porto – além de cozinha própria e capacidade para cerca de 50 pessoas sentadas –, na primeira linha do Rio Douro do lado de Vila Nova de Gaia.