Vindima de Altitude supera projeção e atrai 55 mil pessoas à Serra
A estratégia de fazer a 3ª Vindima de Altitude durante os quatro finais de semana de março superou expectativas e projetou mais o enoturismo catarinense. O evento, que se encerrou ontem com a participação de 20 vinícolas da Serra Catarinense e do Meio Oeste, atraiu cerca de 55 mil pessoas, 10% a mais do que a estimativa inicial (de 50 mil), informa o presidente da Vinhos de Altitude – Produtores Associados, Acari Amorim. A programação ampliou a venda da bebida nas vinícolas, movimentou a rede hoteleira, restaurantes, lojas e outros equipamentos turísticos das cidades que participaram.
– Toda a cadeia produtiva do enoturismo foi beneficiada. Esse é, sem dúvida, o caminho para o desenvolvimento regional – afirma Amorim.
Um dos vitivinicultores que abriram a propriedade para turistas e venderam mais foi Eduardo Bassetti, proprietário da vinícola Villaggio Bassetti, de São Joaquim. Segundo ele, o movimento triplicou e o ticket médio de venda de vinhos dobrou.
Outro ponto forte é a qualidade dos pratos elaborados com produtos regionais para o Festival Sabores de Altitude, promovido pelo Sebrae/SC. Com desconto de 50% nesse cardápio, o festival vai até dia 24 de abril para incluir também a 20ª Festa da Maçã.
Daniel Pagani, sócio do Snow Valley Adventure Park, de São Joaquim, diz que o movimento na hospedagem e café cresceu 80% no período. A ocupação hoteleira de Urubici, vizinha de São Joaquim e famosa pelas pousadas, também cresceu.
Destino exclusivo
A convergência de belas paisagens de araucárias, empreendedores que produzem vinhos alta qualidade, gastronomia típica valorizada, maçãs com sabor único, frio e outras atrações colocam a região vinífera de SC como um dos destinos turísticos mais atrativos do Brasil e que crescerá de forma acelerada. Por isso a Vindima de Altitude tem diversos apoiadores. Desta vez, teve patrocínio cultural pela Lei Rouanet e patrocínio da Souza Cruz, Engie Tractebel, Gragagnolo e Zanotti. Apoio do BRDE, Sebrae/SC e do governo de SC por meio da Secretaria de Turismo, Santur e Epagri.
Leia as últimas notícias de economia na coluna de Estela Benetti