Vinhos veganos: celebre o Dia do Veganismo com escolhas sustentáveis

Com a alta procura por vinhos veganos no Brasil e no mundo, a sommelière Stephani Mercado, da Cantu Grupo Wine, indica rótulos que unem sabor e sustentabilidade

Para celebrar o Dia do Veganismo, comemorado em 1º de novembro, a Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, convida os amantes do vinho a explorar rótulos veganos disponíveis em seu portfólio com vinhos cuidadosamente selecionados pela sommelière Stephani Mercado. 

O consumo de vinhos veganos cresce a passos largos, tanto no Brasil quanto no mundo, refletindo a busca cada vez maior por opções éticas e sustentáveis no setor. “Os consumidores estão mais atentos ao impacto ambiental e aos valores que os produtos carregam,  essa consciência também envolve o mundo do vinho. Rótulos com selos como o Vegan Friendly se tornam cada vez mais importantes para quem prioriza escolhas de consumo mais responsáveis”, comenta Stephani.

Produzidos sem insumos de origem animal – como caseína, albumina e gelatina, normalmente usados na clarificação dos vinhos – esses rótulos seguem uma linha de produção ética e sustentável, certificada com selos que atestam sua autenticidade vegana. Entre as vinícolas que assumem esse compromisso, destacam-se Ventisquero, Casa Santos Lima e Opta, cada uma com opções de vinhos que não só respeitam a escolha vegana, mas também garantem harmonizações deliciosas com pratos à base de vegetais.

Entre as opções, o Ventisquero Queulat Sauvignon Blanc é um vinho branco refrescante com notas tropicais, que harmoniza bem com pratos leves, como saladas e preparos vegetais. Já o Ventisquero Queulat Cabernet Sauvignon, um tinto encorpado e de sabor marcante, é perfeito para acompanhar pratos robustos, como risoto de cogumelos ou lasanha de berinjela. Da Casa Santos Lima, o vinho branco leve é uma opção versátil que combina com entradas e massas de molhos suaves, enquanto o Opta Branco, com notas cítricas e florais, é ideal para harmonizar com saladas verdes com abacate ou um espaguete ao pesto. Para quem prefere um tinto frutado e macio, o Opta Tinto é a escolha perfeita, combinando muito bem com lasanha de legumes ou estrogonofe de cogumelos.