Por Heitor e Silvia Reali, do site Viramundo e Mundovirado
Na linha de frente dos novos circuitos alternativos para curtir a neve está Caviahue. Ela se aninha nas margens de um lago e é abraçada por cerros pontilhados de araucária milenares. Essa vila de montanha, situada na província argentina de Neuquén, se pontua para entrar no pódio das três melhores estações de esqui do Cone Sul.
Alguns lugares especiais dão um trabalho danado para chegar lá. Mas esse não é o caso de Caviahue, que fica há apenas duas horas de voo de Buenos Aires. Depois são quatro horas de carro até a vila, mas a estrada por si só já vale a viagem. O cenário é sempre novo. No começo predomina a paisagem árida e extensa da estepe patagônica, para depois a estrada se afunilar entre dourados paredões rochosos. Por fim nos aproximamos dos contrafortes emoldurados pela neve da cordilheira dos Andes.
Viver a neve
Caviahue não tem o apelo da badalação dos resorts de neve all inclusive, ou mesmo de uma cidade com centro de neve repleta de atrativos. O que vale ali é viver a neve em tempo integral. Pouco mais de um quilômetro do centro da cidade, estão à disposição dos viajantes 22 pistas acessadas por teleféricos para a prática de esqui e snowboard. Mas o rol de atividades vai muito além: há trilhas para caminhadas, esqui alpino de travessia, esqui nórdico, trenós puxados por cães, motos para neve, patim sobre gelo e até mesmo um passeio para alcançar a cratera do vulcão Caviahue, em um veículo equipado com esteiras. Vale a pena uma chegada em Copahue, a 17 km da vila, para conhecer as termas de águas sulforosas e suas fumarolas.
A vila é pequena e aconchegante, mas repleta de bons restaurantes, cafeterias, chocolatarias, lojas de roupas próprias para o frio feitas em lã de ovelha, de equipamentos para esportes de inverno, além de hotéis, hosterias e chalés. Destacamos o Hotel Ignea com sua arquitetura de vanguarda, quartos com amplas janelas, piscina aquecida, gastronomia típica do lugar, além de posição privilegiada em frente ao lago.
Off-Line
Caviahue serve como uma luva para viajar com a família toda, ou para um aconchego a dois. Depois de um dia intenso vivendo a neve, com a mente off-line, com exceção dos selfies para provocar os amigos, chega a hora de curtir o anoitecer. Ao lado de uma lareira, acompanhado pelos vinhos emblemáticos da Argentina – malbec ou torrontés –, e vendo o cintilar do brilho das estrelas na neve, cria-se uma imagem de quero mais.
Parafraseando a escritora Isabel Allende, não se deve revelar tudo sobre um lugar, para que o viajante possa fazer suas próprias descobertas.
Mais informação:
www.caviahue-copahue.gov.ar
Hotel Ignea:
www.igneacaviahue.com.ar
Relacionados:
- Chapelco, na Argentina, recebe quase 5 mil na abertura da…
- Centro de esqui La Hoya, na Argentina, recebe investimento…
- Temporada de inverno começa em julho no Centro de Neve…
- Valle Nevado recebe 25 mil pessoas no primeiro fim de semana
- Após nevasca, Bariloche tem volume recorde de neve
- Festa da Neve acende tocha que representa a união da Terra…