Você mergulharia com o maior tubarão do mundo?

Isso mesmo, em Oslob, nas Filipinas, tivemos a inesquecível experiência de nadar com o maior peixe não extinto, o tubarão baleia. Fizemos isso em mar aberto e no habitat natural dos animais. No sul da ilha de Cebu, há um santuário desses lindos peixes, onde qualquer um pode mergulhar, sem cilindros, somente com snorkel e nadadeiras. Registramos esta nossa experiência neste vídeo que postamos no canal da nossa viagem.

O acesso ao local é controlado por um órgão do governo, o mergulho é direcionado e custa 1000 pesos filipinos por pessoa, o que equivale a 20 euros. Chegando no local todos passam por uma breve exposição sobre o santuário e os cuidados que se devem ter durante o mergulho.

A palestra sobre o santurio de preservao.A palestra sobre o santurio de preservao.

Créditos: Arquivo pessoal

A palestra sobre o santuário de preservação.

Apesar de ser terminantemente proibido encostar nos animais, é possível chegar muito perto, menos de um metro de distância deles, enquanto os bichinhos se alimentam da comida lançada pelos barqueiros, que formam um círculo no mar.

Nadando com o Tubaro Baleia.Nadando com o Tubaro Baleia.

Créditos: Arquivo pessoal

Nadando com o Tubarão Baleia.

Diversos peixes também se aproximam, o que torna o mergulho ainda mais bonito e interessante. Por outro lado, há uma razoável quantidade de água-viva, que por serem pequenas, causam apenas um desconforto em nossa pele.

Um beijo do maior peixe no extinto.Um beijo do maior peixe no extinto.

Créditos: Arquivo pessoal

Um beijo do maior peixe não extinto.

Esses são os mais dóceis dos tubarões, apesar de assustadores pelo tamanho. Por vezes eles abrem a boca de frente para você, mas apenas para se alimentarem da comida lançada ao mar. Tudo sem nenhum risco aos visitantes.

Remando para o ponto de mergulho.Remando para o ponto de mergulho.

Créditos: Arquivo pessoal.

Remando para o ponto de mergulho.

O desenho no couro parece ter sido feito a mão, como uma pintura de Deus naqueles animais. O azul da água e o movimento lento parecem trazer ainda mais magia para aquela experiência.

Os barqueiros se preparando para entrar no mar.Os barqueiros se preparando para entrar no mar.

Créditos: Arquivo pessoal

Os barqueiros se preparando para entrar no mar.

Saímos encantados da água e recomendamos a todos que tenham a oportunidade de ir às Filipinas. Se não a mais marcante, essa foi sem dúvida a mais surpreendente aventura da viagem àquele país. Se quiser acompanhar mais de perto nosso sabático de volta ao mundo, acompanhe também pelo Instagram @viverporaremar e se inscreva no canal do YouTube Viver por Ar e Mar.

Imagem Autor

Um casal que decidiu parar tudo e sair para uma viagem de volta ao mundo. Eles deram um tempo na carreira de advogado e comissária de voo, para curtir um sabático de 18 meses.

+ posts do autor

Rede Viagem Livre

Este conteúdo – assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios – é de responsabilidade do usuário da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.