Depois do sucesso da 1ª edição, Cascais volta a receber durante três dias, de 20 a 22 de Junho, no Centro de Congressos do Estoril, o MUST – Fermenting Ideas, evento internacional dedicado ao vinho.
Especialistas de diversas áreas relacionadas com o vinho, da indústria e produção ao marketing e à tecnologia discutem tendências, partilham experiências e geram novas ideias e projetos.
Um dos destaques desta edição será o frente-a-frente entre os fundadores e CEOs das duas maiores aplicações de vinho internacionais: Heini Zachariassen e Martin Brown, criadores das principais aplicações de vinhos do mundo, a Vivino e a Wine-Searcher, encaram-se pela primeira vez numa conversa sobre o futuro da venda de vinhos online.
Entre a mais de uma dezena de oradores de reputação mundial estão Debra Meiburg, Master of Wine e uma das personalidades mais influentes do setor. Gerard Basset, MW, MS, MBA, OIV MSc irá ajudar a fazer sentido sobre as dezenas de certificações disponíveis para os profissionais da indústria. Charles Spence, professor de psicologia experimental na Universidade de Oxford e especializado em neurociência multissensorial, irá demonstrar como somos influenciados pelos sentidos.
Alberto Antonini, produtor e enólogo italiano consultor internacional de prestígio discorre sobre regresso às origens e afastamento natural da prática de criar vinhos demasiado concentrados.
Robert Joseph irá apresentar a sua visão sobre os melhores suportes media para promover o vinho, Michel Bettane desenvolve um tema polémico ao falar sobre o difícil e potencialmente mundo confuso dos vinhos franceses enquanto Laura Catena apresenta a sua incontornável experiência sobre vinhas de altitude.
Frank Cornelissen vem da Sicília para falar sobre agricultura biodinâmica, Willi Klinger promove a Áustria como um país de vinhos tintos, enquanto Maureen Downey fala sobre uma das maiores ameaças financeiras sobre o sector, a falsificação de vinhos.
Rui Falcão apresenta a tradição milenar alentejana de vinhos feitos em ânforas de barro.
No programa da 2ª edição, apenas dois nomes se repetem: Felicity Carter, editor chefe da Meininger’s Wine Business International, uma das mais conceituadas revistas sobre o indústria do vinho, com assinantes em mais de 40 países, e Mariëtte du Toit-Helmbol, fundadora da agência de marketing e turismo Destinate, responsável pela definição do benchmark mundial sobre o enoturismo
O espaço de acolhimento do evento, o Centro de congressos do Estoril, está organizado para que todos os participantes, oradores e convidados possam partilhar informação e estabelecer contactos vitais para o desenvolvimento do setor. Três dias de puro networking com alguns dos mais influentes profissionais a nível mundial.