ZTE realiza o primeiro teste Pré-5G Massive MIMO da Telefónica na …

A ZTE Corporation, líder global em soluções de telecomunicações e tecnologias para empresas e consumidores, e a Telefónica, uma das maiores operadoras do mundo, anunciaram hoje a conclusão, com sucesso, dos primeiros testes reais do Pre5G Massive MIMO em Madrid, Espanha. Este é o primeiro teste da solução realizado pela Telefónica na Europa.

Em outubro de 2016, a ZTE e a Telefónica começaram a trabalhar no programa Pre5G Massive MIMO na sede da Telefónica, em Madrid, para avaliar o desempenho em cenários de cobertura externa (hotspots) e interna. Os resultados superaram todas as expectativas, melhorando tanto a capacidade da rede quanto a taxa de dados nas bordas das células em até seis vezes em comparação com as estações LTE, além de reduzir interferências para o usuário final por meio de tecnologia de formação de feixes 3D (beam forming).

Novas aplicações também foram demonstradas nos testes, como Realidade Virtual e streaming de vídeos em 2K. Todos os testes foram feitos em aparelhos 4G existentes, incluindo modelos da ZTE e outros smartphones.

Enrique Blanco, CTO do Grupo Telefónica, disse: “Estamos muito satisfeitos com os resultados dos testes reais do Pre5G Massive MIMO realizados com nossa parceira ZTE, uma empresa pioneira da indústria neste segmento. Nós vemos um grande potencial para essa tecnologia com a capacidade de oferecer uma melhor experiência para nossos clientes. Acreditamos que essa tecnologia possa resolver problemas de ponta na Internet, melhorando o acesso e aprimorando a experiência do usuário. O Massive MIMO será um facilitador tecnológico fundamental para futuras redes 5G”.

Os testes completaram a primeira fase do “Memorando de Entendimento 5G” que ambas as empresas assinaram em junho deste ano, visando permitir mais oportunidades de cooperação em diferentes setores da indústria e em áreas com alto potencial, como tecnologias avançadas em comunicações sem fio – onde o Massive MIMO se encaixa –, Internet das Coisas (IoT), arquiteturas de virtualização de rede e cloud.

A estação radiobase Pre5G Massive MIMO da ZTE foi descrita como uma “inovação disruptiva” pela GSMA, recebendo os prêmios “Melhor Avanço Tecnológico Móvel” e de “Excelência em Tecnologia Móvel Global – CTO’s Choice 2016” no Mobile World Congress (MWC) em fevereiro de 2016. A inovação da ZTE também foi homenageada com o prêmio de “Melhor Inovação de Banda Larga Sem Fio” no Broadband World Forum, em Londres, em outubro deste ano. A solução foi exibida no Brasil pela primeira vez também no mês de outubro, durante a Futurecom, em São Paulo.

Sobre a ZTE

A ZTE é uma das líderes globais em telecomunicações e tecnologia da informação. Como parte da estratégia da ZTE para os mercados de tecnologia da informação e comunicação (M-ICT) móveis, a companhia é comprometida com a oferta de inovações integradas de ponta a ponta para entrega de valor e excelência aos seus consumidores, operadoras, empresas e setor público ao redor do mundo, com o objetivo de aumentar a conectividade e a produtividade. Fundada em 1985, a ZTE está listada tanto na bolsa de Hong Kong quanto na de Shenzhen. Em 2015, a ZTE alcançou um resultado de mais de ¥100 bilhões, com um aumento do lucro líquido de 21,8% para ¥3,21 bilhões, impulsionado pelas novas operações incluindo semicondutores e Internet das Coisas (IoT).